A prefeitura de Humaitá através da Semed – Secretaria Municipal de Educação – realizou nesta sexta-feira, 2, a cerimônia de abertura do ‘Ano Letivo 2024’ e posse dos novos gestores das escolas municipais. A solenidade aconteceu na quadra da Escola Irmã Carmem. A prefeitura também realizou a entrega de troféus às escolas destaque no IDEB 2021.
A Secretária Municipal de Educação, Arnaldina Chagas falou da importância da educação como agente transformador e destacou os programas implantados na Semed. “São programas que garantiram a capacitação dos professores, combateram a evasão escolar e ajudaram na preparação para a prova do IDEB, é o caso do Avalia Humaitá”, disse a Secretária.
A Semed já anunciou a Escola em Tempo Integral com uma carga horária estendida. Esta é uma das novidades com previsão de implantação em 2024. Atualmente Humaitá é a única cidade do interior do Amazonas com uma creche em Tempo Integral, apontou Arnaldina Chagas.
O prefeito Dedei Lobo conversou com os profissionais da educação na abertura do ano letivo apresentando os avanços da educação em Humaitá. “Um salto de mais de 40 posições no IDEB colou Humaitá na quinta posição no Estado do Amazonas e queremos subir mais degraus. Capacitação dos professores, revitalização de escolas, construções de novas escolas, além de levar energia garantindo conforto para alunos e professores em regiões distantes da sede”, foram pontos destacados pelo prefeito.
A prefeitura de Humaitá vai construir quadras cobertas na Escola Cristo Rei, no Lago Uruapiara e cobrir a quadra da Escola Tancredo Neves, anunciou o prefeito. “Vamos instalar energia limpa em pelo menos cinco escolas no inicio do projeto de energia solar para a educação humaitaense”, frisou o prefeito.
O chefe do executivo também falou sobre o Plano de Cargos e Salários para os professores. “Vamos ampliar as discussões e encaminhar para a Câmara esta demanda”, disse Dedei Lobo. Na parte final do discurso de boas vindas aos profissionais da educação o prefeito confirmou o abono para todos os trabalhadores em educação.
Participaram da cerimônia de abertura do ano letivo e posse dos novos gestores os vereadores Manuel Domingos, Ley Siqueira, Evanei Mendonça, Pachequinho e João Aragão, autoridades religiosas e da área de segurança, além de secretários municipais.
NOVOS GESTORES
“Os novos gestores foram escolhidos através de processo seletivo, seguindo orientações do Governo Federal. Uma maneira democrática de escolha e que contempla a meritocracia”, falou a Secretária.
Vinte e cinco gestores de escolas municipais da cidade e interior foram empossados nesta sexta-feira, 2, para um período de dois anos. A Semed vai constituir uma comissão que irá acompanhar o mandato do gestor conforme estabelece o Decreto Municipal 097/2023 do Gabinete do Prefeito.
Foram empossados:
Escola Aurea Ferreira Cação
Marcilene Viana Souza
Escola Canaã
Elane Moreira do Nascimento
Escola Edmee Monteiro Brasil
Maria Salete Pereira Botelho Machado
Escola Irmã Carmem Cronenbold
Ronivaldo Alecrim de Melo
Escola José Cesário de Menezes
Epaminondas de oliveira Barba
Escola Lindalva Guerra de Souza
Samara Moreira de Souza
Escola Marlúcia Gomes de Oliveira
Neli Bruno Duarte
Escola Nossa Senhora do Carmo
Rosicleide Carvalho Marques de Araújo
Creche Prof.ª. Jonecy Alves de Farias
Maria Celia Brasileira Umbelino da Silva
Escola Prof.ª. Linda Lucia de Souza Miranda
Maria Aldenira da Silva Nina
Prof.ª. Maria Bonfim Santiago da Cruz
Sandra Maria de Souza Rosas
Escola Prof.ª. Martha Macêdo da Silva
Marta Núbia Aires da Silva Freitas
Escola Rosa de Sarom
Clemilce Martins Correa
Escola São Francisco
Luziane da Conceição Santiago Moreira
Escola Gilberto Mestrinho
André Luiz Leal e Silva
Escola Tancredo Neves
Lauriane Relvas Gouvea
Escola Santa Rosa
Domingas da Silva Goes
Escola São Miguel
Clébia da Silva Vale
Escola João da Cruz
Emanoel Almeida
Escola Manoel Tiago Ferreira
Mario Jorge da Rocha Nina
Balsa Escola Osmarina Melo de Oliveira
Marcleidson Machado Martins
Escola São Domingos Sávio
Melissande Braga Gomes
Escola Marluce de Carvalho Lobato de Souza
Antônio Valmir dos Santos
Escola José de Souza Mota
Alcione de Almeida Formiga
Escola Antonieta Ataide II
Kin Frank Souza Barreto
Veja na reportagem o que diz a Secretária Municipal de Educação sobre os desafios para a educação humaitaense em 2024.