Iniciado no primeiro mandato do prefeito Dedei Lobo (2009 – 2012) com sequencia no segundo mandato (2013 – 2016), o programa de abertura e recuperação de vicinais para implantação do Programa Luz Para Todos foi retomado no atual mandato.
Por falta de manutenção, as vicinais no interior foram novamente tomadas pela mata, dificultando não só a transmissão de energia para as comunidades, como também reparos na rede de transmissão.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura, partindo do Distrito de Auxiliadora (Rio Madeira) seguindo pelas comunidades do Lago Uruapeara, são mais de 60 quilômetros no ramal principal, além das pequenas transversais ao longo do trecho. “Onde houver um morador, nossas máquinas estarão lá”, fala Adelson Martins, um dos trabalhadores.
As comunidades no lago Uruapeara Jacundá, Santa Maria, Santa Barbara, Bom conselho, Cristo Rei, Cantanhal, Santo Antônio, Centenário, Fazendinha, Floresta, Civita, Cocalinho, Canavial, Tarumã e Baixo grande, Além do entorno do distrito de Auxiliadora, estão sendo atendidas.
NOVO POSTEAMENTO
De acordo com o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, cerca de 50 novos postes foram enviados para as comunidades, para substituição daqueles que foram inutilizados pela queda de árvores, “pois não foi feita nenhuma manutenção nos últimos anos”, fala o prefeito.
ENERGIA SOLAR
Ainda de acordo com Dedei Lobo, já existem entendimentos com a direção da empresa Amazonas Energia, para a expansão do Programa Luz Para Todos nas comunidades ainda não atendidas.
Essa nova etapa prevê a instalação de placas solares nas residências, visando a gerar energia limpa e com mais economia. “Já estamos com toda a logística pronta para que as equipes de cadastramento, façam o levantamento das demandas, para que possamos da sequencia a esse importante trabalho de melhoria da qualidade de vida das pessoas do interior”, finalizou o prefeito.
Fonte – Secom/PMH