Uma reunião nesta terça-feira, 20, no gabinete do prefeito em Humaitá definiu as ações para cadastramento das famílias e propriedades rurais que ainda não possuem energia no município. Participaram do encontro o prefeito em exercício Alexandre Perote, o Fiscal do Programa Luz para Todos da Amazonas Energia, Júlio Seabra de Oliveira, representantes do INCRA e IDAM, vereadores, secretários municipais e líderes comunitários.
Nesta quarta-feira, 21, as equipes foram a campo iniciando as visitas no Distrito de Realidade. Aproximadamente 50 propriedades foram pré- cadastradas. “Além do pré-cadastro com dados pessoais estamos orientando os moradores a realizarem o cadastro no site da Amazonas Energia”, informou Júlio Seabra de Oliveira. “A visita de campo serve também para mapear a região, definir logística, apontar as condições do terreno, acesso e outras informações relevantes para a prestação do serviço”, disse o Fiscal do programa Luz para Todos.
Nesta quarta-feira as equipes visitaram as linhas 1 e 2 do Distrito de Realidade. A prefeitura de Humaitá participa da ação com representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Infraestrutura e Gabinete. O IDAM e o INCRA também auxiliam no acesso as localidades e no apontamento de propriedades mais distantes. “Um trabalho conjunto que pretende zerar o déficit de energia no campo”, comentou Alexandre Perote, prefeito em exercício.
Em viagem (Manaus e Brasília) o prefeito Dedei Lobo adiantou que vem mantendo reuniões com a direção da Amazonas Energia na tentativa de adiantar o cronograma de trabalho. “A previsão para a execução das obras é 2025, mas estamos conversando para adiantar os trabalhos. A prefeitura tem mantido constantes reuniões neste sentido”, afirmou o prefeito através de sua assessoria.
“A meta é chegar a todas as comunidades. A partir de segunda-feira, 26, vamos iniciar as visitas às comunidades ribeirinhas. A prefeitura vai disponibilizar um barco para as equipes”, falou Júlio Seabra por telefone a nossa reportagem. Até o final de semana os trabalhos devem ser concluídos no Distrito de Realidade, Ipixuna, Terra Firme e Cristolandia.
As fotos com georreferenciamento indicam as propriedades atendidas nesta fase de pré-cadastramento. “Para atingir a meta a colaboração dos líderes comunitários é muito importante nesta fase de levantamento de dados”, concluiu o eletrotécnico da Amazonas Energia, Júlio Seabra de Oliveira.