Localizada na comunidade Engenho (Indianópolis), no Lago do Antônio (Rio Madeira), a Escola Municipal Manoel Tiago Ferreira, será a segunda escola do interior do município de Humaitá, a funcionar em regime de tempo integral.
A iniciativa é da Prefeitura de Humaitá, que em outra inédita iniciativa instalou a primeira e única escola flutuante do Brasil, a Escola Municipal Osmarina Melo de Oliveira, fundada em agosto de 2016, que se encontra atracada na Comunidade São Rafael (Rio Madeira) e atende estudantes da própria comunidade e do entorno, também com educação de tempo integral.
A primeira escola da comunidade Engenho foi fundada em 1998 com o nome de Escola Municipal Rural Santo Antônio, construída em madeira e com apenas uma sala de aula, que funcionava no regime multisseriado.
Em 2007 foi reinaugurada com o nome de Manoel Tiago Ferreira, em homenagem ao morador mais idoso da comunidade, também conhecido como sr. Hipólito, falecido em 2010 com 93 anos.
Mas foi somente em 2023, 25 anos depois, que foi inaugurado o novo prédio da Escola Manoel Tiago Ferreira, todo em alvenaria, com 4 salas de aula, secretaria, sala de orientação pedagógica, sala da direção, 5 banheiros, dois para alunos, dois para professores e um para funcionários, uma cozinha, além de pátio de recreação.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
No último dia 22 de fevereiro de 2024, o Poder Executivo Municipal publicou o Decreto n°. 018/2024, mudando a denominação daquela escola para Escola Municipal de Tempo Integral Manoel Tiago Ferreira, passando a adotar nova proposta pedagógica para a educação infantil, matriz curricular e demais regulamentos que orientam e organizam os estabelecimentos que oferecem a educação em tempo integral.
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Arnaldina do Socorro Chagas, esse é mais um importante passo em direção à principal meta da educação municipal que é a igualdade de condições na oferta da educação municipal.
Para o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo (UB), que era o gestor municipal quando da implantação da escola fluvial Osmarina Melo de Oliveira no ano de 2016, esse é um verdadeiro marco na história da educação do município de Humaitá.
“Apesar da distância, das dificuldades logísticas para fazer chegar até a comunidade do Engenho, toda a estrutura necessária, como profissionais da educação, material e merenda escolar, transporte escolar, etc, essa é a nossa missão e vamos cumpri-la, pois o estudante do interior precisa e merece as mesmas condições que são ofertadas na zona urbana”.
Fonte – Secom PMH