Nesta quarta-feira, 28, aconteceu a abertura da I Jornada Pedagógica das Escolas da Educação Indígena de Humaitá, evento que marca o início das atividades escolares nas 12 escolas indígenas do município.
O encontro de dois dias está sendo realizado no “Auditório Açaí”, da Universidade Federal do Amazonas e da abertura participaram dentre outras autoridades, o Coordenador da Educação Indígena Jair Tenharin, o Secretário Executivo da Secretaria Municipal dos Povos Indígenas Antônio Enésio, a Secretária Municipal de Educação Arnaldina Chagas e o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo(UB).
Em sua fala, a secretária Arnaldina Chagas agradeceu o empenho de todos os profissionais da educação indígena e destacou a importância do cumprimento de metas, pedindo empenho de todos os profissionais nesse novo ano que se inicia.
Para o prefeito Dedei Lobo, valorizar a educação indígena é promover equidade e reconhecer a importância dos povos indígenas, sua cultura e sua enorme contribuição para a construção do município de Humaitá ao longo dos anos.
Dedei Lobo lembrou que o município de Humaitá saiu do 45º lugar para o 5º lugar na avaliação do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), e isso porque “há um empenho de todos e uma política de valorização da educação, do cumprimento de metas e de dar condições aos profissionais da educação urbana, do campo e indígena, para que possam atuar com segurança e determinação, cada um na sua área”.
Nas reportagens saiba mais sobre Planejamento Estratégico, os desafios da educação dos povos indígenas e como está a representativa dos povos indígenas em Humaitá. Assista.
Fonte: SECOM/PMH, adição no texto: Fábio de Souza