A Prefeitura de Humaitá distribuiu nesta sexta-feira, 29, 12 toneladas de peixes, da espécie tambaqui, para famílias em situação de vulnerabilidade social, à exemplo do que já vem acontecendo todos os anos por ocasião da páscoa.
As famílias residentes nos conjuntos Rio Madeira, Uruapeara, Rio Beém, “Andaraí” e adjacências, receberam o pescado em casa. As demais pessoas da cidade, receberam na Praça da Saúde.
Apesar da chuva, logo cedo as equipes foram distribuídas e casa a casa cadastraram e entregaram o peixe nos bairros. Na praça da saúde as equipes também já estavam preparadas e mesmo com a chuva fizeram o cadastramento das pessoas, organizaram a fila e coordenaram a entrega do pescado.
ORIGEM
O pescado distribuído nesta sexta-feira Santa em Humaitá tem origem no Centro de Treinamento e Produção de Alevinos implantado em Humaitá pelo prefeito Dedei Lobo, na época Secretário da Sepror – Secretaria de Estado da Produção Rural. O centro na produção de pós larvas e alevinos e entrega aos piscicultores por uma contribuição mínima.
Através da Secom – Secretaria de Comunicação Social o prefeito afirmou que o Centro valoriza o setor primário, evita a perda de alevinos com o transporte mais próximo das propriedades. As 12 toneladas distribuídas nesta sexta-feira da paixão foram adquiridas na propriedade do senhor Loro do Peixe. “Trabalho há 12 anos neste setor, e graças ao Centro de Treinamento e produção atualmente atendemos mais de seis municípios no interior do Amazonas e a capital. Estamos ampliando e investindo para ampliar o público atendido”, disse Loro do Peixe.
O Secretário Municipal de Agricultura Amarildo dos Santos informou a reportagem que somente em 2024 já foram distribuídos mais de 300 mil alevinos aos produtores de Humaitá. “A psicultura está fortalecida em Humaitá e as parcerias com o Governo do estado e órgãos afins tem possibilitado atender com alevinos de tambaqui e matrinxã.
O Centro foi revitalizado pós pandemia (2022) e através da revolucionária tecnologia de reprodução artificial de espécies da bacia amazônica, em especial as espécies tambaqui e matrinxã o Centro de Treinamento e Tecnologia de Produção de Alevinos de Humaitá vem realizando reproduções sucessivas destas duas espécies de peixes nobres da bacia Amazônica. O trabalho serve para a preservação e atende os viveiros para criação de peixes na Calha do Madeira.
Fonte – Secom/PMH