No Dia Mundial da Juventude, que é comemorado neste sábado, 30, o deputado estadual João Luiz (Republicanos) destaca que investiu ao longo dos mandatos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), mais de R$ 17 milhões, em emendas impositivas para a educação e fomento da prática esportiva de jovens no estado.
“Temos modernizado as escolas do estado do Amazonas, desenvolvido políticas públicas esportivas para tirar os jovens da ociosidade, Projetos de Lei (PL) para inserir a juventude no mercado de trabalho, além de qualificar este público. Isso tudo acontece com a união dos poderes Legislativo e Executivo, com execução de nossas emendas parlamentares, por meio do governador Wilson Lima”, disse o deputado João Luiz.
O deputado João Luiz destaca que como presidente da Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Aleam atendeu mais de 21 mil pessoas, por meio dos Projetos “Ei, Te orienta! Aliciar, molestar e violentar crianças, não é cultura. É crime!”, (+15.700 pessoas alcançadas), Projeto Mobilização, Inclusão e Transformação (MIT) + Cidadania da Aleam (+2.500 pessoas alcançadas), o Preparar, Realocar, Orientar, Adolescentes e Jovens (Proaj) – (+800 adolescentes e jovens atendidos) e dentre outros trabalhos.
Participação
No ano passado, o parlamentar participou da 4ª Conferência Nacional de Juventude, na Arena da Amazônia, evento que teve objetivo de debater políticas públicas relevantes, onde foram respeitadas todas as ideologias, seguimentos e a representatividade dos jovens.
Palestra
Em 2024, o republicano palestrou aos socioeducandos e visitou as dependências do Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, no bairro Alvorada, na Zona Centro-Oeste de Manaus.
Pelci
O deputado João Luiz indicou ao Governo do Amazonas a implantação do Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), que beneficia mais de 15 mil crianças, adolescentes e jovens com as modalidades de vôlei, jiu-jitsu e futebol.
Anteprojeto
João Luiz também indicou, por meio do requerimento n° 5380/2023, ao governador Wilson Lima o Anteprojeto de Lei que institui o Programa Bolsa Juventude Rural, com a finalidade de incentivar a permanência e o retorno dos jovens ao ensino médio e de criar condições para a permanência do jovem no meio rural.
Qualificação
João Luiz é autor do Projeto de Lei n° 85/2023, que institui a educação técnico-profissional no ensino médio, que está em tramitação na Assembleia Legislativa.
É autor da Lei n° 6. 768/2024, que institui a pré-iniciação científica no ensino médio no estado do Amazonas.
Fonte – Assessoria