Dois engenheiros, técnicos da Cosama – Companhia de Saneamento do Amazonas estão em Humaitá desde quinta-feira, 25. Na quinta-feira os técnicos estiveram na Comunidade de Laranjeiras, às margens do Rio Madeira para uma visita técnica. De acordo com Célio Siqueira que coordenou a visita o objetivo é uma coleta de dados com informações sobre as necessidades, infraestrutura e potencial de implantação do projeto ‘Água Boa’ naquela comunidade.
Idealizado e implementado em 2019, o projeto Água Boa conta com unidades implantadas pela Defesa Civil do Amazonas e pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). Atualmente, a Defesa Civil contabiliza, aproximadamente, 400 purificadores instalados em 52 municípios do estado. Por parte da Cosama, atualmente são 37 Sistemas do Água Boa em 31 comunidades em 14 municípios.
A estrutura dos sistemas possui duas caixas d’água com purificadores por onde é feito o processo de tratamento da água após ser captada dos rios, com capacidade de atender até 1.000 pessoas por dia. “Será implantado um sistema moderno de captação de água, purificação e todo o processo de tratamento até que fique ideal para o consumo”, informou Célio Siqueira.
O projeto chega à Humaitá através de emenda parlamentar do deputado João Luiz atendendo a uma solicitação do vice-prefeito Alexandre Perote. “A estrutura terá base de concreto, será metálica com a instalação de duas caixas d’águá e quatro torneiras”, informou Alexandre, agradecendo a parceria com o deputado João Luiz.
Através de sua assessoria o parlamentar informou que um sistema semelhante foi implantado em Boca do Acre e tem se mostrado eficiente no fornecimento de água de qualidade para a comunidade. “Água é vida, é saúde e acima de tudo qualidade e possibilidade de desenvolvimento. Com certeza este projeto vai transformar as vidas dos ribeirinhos”, comentou João Luiz.
“Todas as informações coletadas serão encaminhadas a Cosama que deve realizar a instalação nas próximas semanas. Visitamos casa por casa”, conta Célio Siqueira. Os técnicos estão levando amostras da água do Rio Madeira e a infraestrutura necessária para implantação do projeto Água Boa.