O prefeito de Humaitá, Dedei Lobo (UB) participou nesta terça-feira, 14, do programa Notícias da Amazônia na FM 104,9, falou da possibilidade de cancelamento da Festa de Aniversário da cidade. “Estamos solicitando o fim imediato da operação da Polícia Federal no Rio Madeira, na região de Humaitá. Caso isso não aconteça vamos cancelar a festa de aniversário em solidariedade aos extrativistas”, disse o prefeito ao comentar a nova Operação da Polícia Federal no Rio Madeira, região do Pacoval. A PF não divulgou nenhuma nota sobre a operação que pode ser uma continuação da Operação Febre de Fogo III, ocorrida em fevereiro deste ano.
“Acho estranho que estas operações estão coincidindo com datas importantes e comemorativas para Humaitá”, disse o prefeito ao lembrar que já havia cancelado os desfiles de cinco e sete de setembro e a festa da Padroeira que aconteceu sob tensão. “Às vésperas do aniversário da cidade uma nova operação da PF destrói balsas no interior de Humaitá. Não são somente balsas, muitas são a moradia do ribeirinho, o investimento de uma vida”, disse Dedei Lobo.
O prefeito Dedei Lobo informou que a prefeitura já está disponibilizando equipes da saúde e assistência social para atender aos atingidos em mais está ação da Polícia Federal. “Sabemos que os policiais estão cumprindo ordem, mais sempre em datas comemorativas para Humaitá. Estamos preocupados e sensíveis ao que está acontecendo no interior. Se a ação continuar até a noite como tudo indica vamos cancelar as comemorações de aniversário da cidade”, disse o prefeito.
“Estamos trilhando um caminho de negociações na política, solidificado com a Audiência Pública realizada em Humaitá e os encontros na Calha do Madeira, em especial na cidade de Manicoré. Avançamos na Assembleia Legislativa e já relatamos o problema no Congresso Nacional. Essas tratativas levam tempo, e infelizmente estas ações continuam. Isso é revoltante”, exclamou o prefeito.
Infelizmente o povo amazônico,não tem o direito de usufruir dos bens que o amonzonas tem, quem tem direito de usufruir são os poderes maiores.O povo do tem que viver na miséria, e da migalhas que o osgovernantes oferecem.Triste realidade da nossa gente,que luta,que sofre,pra dar o melhor que pode.para suas famílias.Onde está o senso humanitário dos governantes?
Boa noite
Povo teria que saber a verdade sobre nosso Amazonas
Tudo que investimos aqui é sem futuro
Nosso Brasil ,nosso amazonas não nus pertence mais
Políticos corruptos venderam solo e subsolo
Nos Brazileiros não somos donos de nada aqui
Vivemos de favor
Realmente é lamentável tudo isso, mas é lamentável também o mal que esse tipo de extrativismo vem fazendo ao Rio Madeira, pois comprei 60 quilos de filé de dourado e levei para o sul e após análise foi constatado 8,5 vezes mais do que aceitável a presença de mercúrio.
O que adianta tirar o ouro da terra e derrubar florestas? Daqui um pouco termina o ouro termina a terra e quem irá pagar a conta de toda devastação? Ao invés de viver do não é melhor viver do turismo ecológico, de plantações de árvores nativas que produzem sucos e ervas medicinais? Daqui um pouco nem água vocês poderão tomar mais de tanto mercúrio nessas águas o garimpo trás riqueza para o atravessador quem extraí o ouro daqui um pouco fica doente e quem os contratou os abandona.