O palco vai ficar vazio neste aniversário de Humaitá. A Assessoria de comunicação da Prefeitura de Humaitá confirmou através de nota agora a pouco o cancelamento das atividades alusivas aos 155 anos de Humaitá. Veja a Nota:
O Prefeito de Humaitá, Dedei Lobo (UB), anunciou na tarde desta terça-feira, 14, que todas as comemorações alusivas ao 155º aniversário do município, que seriam nos dias 14 e 15 de maio, estão canceladas.
Segundo o prefeito, a prefeitura em solidariedade às famílias de extrativistas minerais, que tiveram equipamentos e embarcações destruídas pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira, 14, está cancelando as comemorações, “até porque não há clima para se festejar, diante da dor e tristeza de inúmeras famílias que foram diretamente atingidas”.
Em operação, homens da Polícia Federal destruíram embarcações (balsas) e equipamentos, nas comunidades próximas a Humaitá, nesta terça-feira, 14, em plena comemoração do 155º aniversário de Humaitá.
O prefeito esteve reunido com garimpeiros na Orla de Humaitá, e confirmou o cancelamento de todos os eventos alusivos ao aniversário de Humaitá. A nota acima emitida pelo Secom da Prefeitura não deu mais detalhes sobre os shows programados.
A Polícia Federal está realizando operação na região do Pacoval, e agora à tarde segundo áudios nas redes sociais as ações chegaram próximos a comunidade de Botos. Segundo o áudio pelo menos três grandes explosões foram ouvidas. Ainda não há uma dimensão dos equipamentos e balsas destruídas.
Com informações da Secom/PMH
Um absurdo” Uma falta de respeito com os Humataenses pagadores de impostos. Esses extrativisitas são criminosos com o meio ambiente.
Muitos deles eram pescadores, mais ser corromperam pela exploração ilegal de ouro. Prejudicando asim as população ribeirinha local que ainda ser sustentam com a pesca.
Tem que prender tudo msmo.
Se os ribeirinho são as pessoas que trabalham no garimpo por que o único meio de renda dele essa mano entenda isso por favor não sai falando besteira por ai eu sou ribeirinho e esse a dificuldade que nos passa bolsa família da pra nada não tudo tá tão caro que 500 reais não e nada a gente também se vesti precisa compra outras coisas tá não e por que agente vive na margem do rio madeira que vamos precisa só comer somos seres humanos também temos nosso momento de vaidade se divestis de vez enquanto ribeirinho eo mesmo garimpo que dá seu suor pra conseguir compra alguma coisa pra dentro do baraco mais tem gente que não entendi isso.🥹🥹
Tem que destruir todos que estiverem trabalhando de forma irregular ou seja fora da lei.
Destruir o meio ambiente é crime!
Travestir bajulação, subserviência e conivência de “solidariedade” é humor negro desmedido!
Parabéns prefeito Dedei Lobo pela sabia decisão, isso mostra que o senhor tem equilíbrio de governar nossa cidade. Sabemos que essas decisões não cabe ao senhor, mais mostrou que tem capacidade de amenizar situações difíceis.
Não creio que os garimpeiros sejam bandidos, mas que essa atividade está acabando com o meio ambiente e contribuindo muito para o desequilíbrio ambiental está, por tanto acho que os entes públicos poderiam desenvolver outras atividades econômicas para que esse povo tenham outra ocupação, que não venha a causar tanto prejuízo ao meio ambiente.
Entendo que os garimpeiros têm sua parcela de culpa,mas os verdadeiros destruidores do meio ambiente são as indústrias de grande e pequeno porte, as termelétricas que exalam lixo tóxico, causando uma verdadeira destruição para a humanidade .Isso esse governo porcaria faz que não ver , esses sim, são os verdadeiros bandidos e não os extrativistas .