A Prefeitura de Humaitá lançou nesta terça-feira, 21, edital que vai viabilizar recursos financeiros através da Lei Paulo Gustavo, destinados à classe artística de Humaitá, nas áreas de artes e cultura.
São mais de 460 mil reais que serão aplicados em projetos nas áreas de audiovisual, música, artesanato, artes plásticas, realização de feiras, dentre outros.
Artistas locais interessados têm até o dia 12 de junho para cadastrarem seus projetos, podendo participar pessoas físicas e jurídicas. Mais detalhes, bem como o formulário de inscrição poderão ser acessados no endereço: https://linktr.ee/EditaisHumaita.
A prefeitura também já disponibilizou recursos financeiros à classe artística local através da Lei Aldir Blanc, que assim como a Lei Paulo Gustavo, busca valorizar todas as manifestações artístico-cultural do município, que abrange diversas áreas, como: artes visuais, música popular, música erudita, teatro, dança, circo, livro, leitura e literatura, arte digital, artes clássicas, artesanato, dança, cultura hip hop e funk, expressões artísticas culturais afro-brasileiras, culturas dos povos indígenas, culturas dos povos nômades, culturas populares, capoeira, culturas quilombolas, coletivos culturais não formalizados, carnaval, escolas de samba, blocos e bandas carnavalescos e toda e qualquer manifestação cultural.
O Secretário de Cultura e Turismo de Humaitá, Ronald Siqueira informou que o edital só foi possível ser publicado com a instalação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Cultural. Os novos conselheiros foram empossados na sexta-feira passada e realizaram sua primeira reunião no Anexo da Casa da Cultura, na Praça da Saúde, na segunda-feira, 20. “É uma oportunidade para todos os artistas e uma valorização da cultura local”, afirmou Ronald.
Fonte – Secom/PMH, adição ao texto Fábio de Souza