A Prefeitura de Humaitá por meio da Semsa – Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta quinta-feira. 23, uma caminhada pelo centro da cidade, para pedir paz no trânsito e condutores mais conscientes e responsáveis.
O evento fez parte do chamado ‘Maio Amarelo’ e saiu da Praça da Saúde, seguindo até a orla fluvial, com a participação de pessoas de vários segmentos, inclusive estudantes, que com cartazes, pediram mais atenção dos condutores.
Nesta sexta-feira, 24, em continuação as ações do ‘Maio Amarelo’ a equipe da Semsa – Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar, Polícia Federal e parceiros realizaram uma blitz educativa. A distribuição de panfletos e orientações aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres aconteceu em quatro pontos da cidade. Os esforços por um trânsito mais seguro foram realizados no cruzamento da Padre Maria Pena com Dom José, na Rio Madeira com Antero Riça, na cinco de setembro com 29 de agosto e na rotatória central (Bola) de Humaitá.
O coordenador do Programa Vida no Trânsito em Humaitá, enfermeiro Judson Formiga agradeceu a participação de todos. “É um movimento importante que deve continuar através de palestras nas escolas e com setores que trabalham diretamente no trânsito. Um trânsito mais seguro depende de cada um de nós”, disse o coordenador.
EM QUEDA
Apesar de continuar registrando acidentes diariamente os números relacionados à acidentes vem reduzindo. Os números apresentados pelo Programa Vida no Trânsito da Prefeitura de Humaitá são relacionados somente aos atendimentos no Hospital Regional.
Em 2022 deram entrada no Hospital Regional de Humaitá vitimas de acidente de trânsito 1056 pessoas com 10 mortes registradas. Apesar de diminuir o número de vitimas de acidentes o ano de 2023 registrou 14 mortes. Foram atendidas 788 pessoas. Os primeiros meses de 2024 já contabilizaram 286 atendimentos e duas vítimas fatais.
SINALIZAÇÃO
Há três semanas, a Prefeitura de Humaitá ampliou a instalação de semáforos pela cidade, principalmente em cruzamentos considerados perigosos, dado o intenso movimento de veículos.
A cidade de Humaitá registra diariamente um enorme fluxo de veículos de todos os portes, da própria cidade e aqueles que entram e saem da cidade, através das duas rodovias federais que cortam a cidade, a BR-319 e a BR-230.
Com informações da Secom/PMH