Na sessão desta terça-feira, 4, na Câmara de Vereadores de Humaitá os parlamentares realizaram uma cessão de tempo ao Chefe de Assessoria de Participação Social do Ministério dos Povos Indígenas, Jecinaldo Sateré. O representante do MPI está em Humaitá realizando uma série de visitas e reuniões acompanhando o desenvolvimento das demandas apresentadas a Ministra Sônia Guajajara em agosto de 2023.
“É uma continuação da visita da ministra, realizada em agosto de 2023. Estamos dando sequência e respostas as demandas que as populações indígenas daqui da região apresentaram. Criamos um Grupo de Trabalho que vai monitorar, acompanhar e dar respostas a curto, a médio e longo prazo”, disse Jecivaldo.
O representante do MPI adiantou que será realizada a primeira oficina de Elaboração de Projetos, levando em consideração o PPA (2024/2027). Definidas as demandas, a elaboração dos projetos acontece no final de julho, informou Jecinaldo.
Jecinaldo Sateré falou em parceria com o governo municipal. “Há um entrosamento muito grande no município com o MPI. Isso facilita o avanço de grandes frentes de trabalho dos povos indígenas no município de Humaitá”, disse o representante do Ministério. Jecinaldo conversou com o prefeito Dedei Lobo por telefone (em viagem à Manaus), e manteve reuniões com o vice-prefeito Alexandre Perote e secretários municipais.
O Coordenador Regional da Funai em Humaitá, Raimundo Parintintim acompanha a comitiva e fala sobre o trabalho de articulação para atender os povos indígenas e fortalecer os territórios.
Veja nas reportagens abaixo as entrevistas completas com Jecinaldo Sateré, representante do Ministério dos Povos Indígenas e Raiumundo Parintintim.