O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), lançou nesta segunda-feira (10), em Humaitá, sul do Amazonas, a Operação Aceiro 2024, em solenidade realizada no quartel do 2º Pelotão Destacado Bombeiro Militar, localizado no entroncamento das BR´s 230 (Transamazônica) e 319, km 8.
Participaram da solenidade o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo e o Comandante Geral do CBMAM, coronel Alexandre Freitas, dentre outras autoridades civis, militares e eclesiásticas.
Durante a solenidade foi apresentada a tropa do Corpo de Bombeiros, da Guarda Nacional e membros do programa PrevFogo, que irão atuar diretamente nas ações prevista para a Operação Aceiro, além de veículos e equipamentos.
A operação com foco no combate a incêndios é parte das ações preventivas do Governo do Amazonas para minimizar o impacto da estiagem prevista este ano.
O comandante-geral do CBMAM, explicou que a Aceiro é uma ramificação da Operação Tamoiotatá, a maior força-tarefa integrada já realizada pelo Governo do Estado na repressão de crimes ambientais, reunindo órgãos de segurança, salvamento e meio ambiente.
A operação Aceiro é composta por seis fases com atuação prevista durante todo o período do verão amazônico. Nesta primeira, será integrada pelos municípios de Humaitá, Apuí, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré, Novo Aripuanã, Maués, Canutama, Tapauá, Careiro, Manaquiri e Autazes.
Em seu discurso, o prefeito de Humaitá Dedei Lobo falou da importância dessa operação, para a prevenção a queimadas no sul do Amazonas, em especial Humaitá, cujos biomas, segundo ele, são diferenciados dos demais municípios do Estado do Amazonas.
“Além da floresta, aqui em Humaitá e região temos enormes áreas de campos naturais, que nessa época do ano se tornam extremamente vulneráveis e propícios para grandes queimadas e através dessa operação, com o apoio da Prefeitura no que precisar, vamos combater esse problema”, destacou o prefeito.
Na reportagem abaixo saiba mais como vai funcionar a operação e porque seu inicio foi antecipado em 30 dias.
Fonte – Secom/PMH