Pelo menos 60 famílias de pequenos agricultores integrantes da Asmadre – Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Realidade – foram beneficiados com a instalação de uma subestação de energia. O acionamento da energia aconteceu neste sexta-feira, 28, com a presença do prefeito Dedei Lobo, os vereadores Ray Santos e Samuel da Colônia, o secretário municipal de agricultura Amarildo dos Santos e boa parte do primeiro escalão da prefeitura de Humaitá.
A prefeitura reforçou a parceria com a Asmadre. Através da Secretaria Municipal de Agricultura a prefeitura já havia entregue um trator para o transporte da produção, doado um gerador de energia, além de melhorar a malha viária e realizar o posteamento na região para a chegada da energia. “Com o gerador não podíamos ligar todas as máquinas ao mesmo tempo”, relatou o presidente da Associação Norberto ‘Pacu’.
“Com a nova subestação os equipamentos podem ser acionados ao mesmo tempo dando agilidade ao beneficiamento do café”, disse o prefeito. Em 2023 eram 200 hectares plantados, 500 mil mudas de café e uma produção de 200 sacas. Em 2024 são mais de um milhão e 200 mil mudas plantadas. Os dados são da Associação de Moradores e Amigos do Distrito de Realidade.
“A produção vem crescendo graças as parcerias com a prefeitura de Humaitá e o deputado Delegado Péricles”, disse Pacu. O capixaba vem imprimindo um ritmo forte na produção, beneficiamento e comercialização tornando o Distrito de Realidade uma referência na produção de café no sul do Amazonas. “O Distrito de Realidade vem crescendo de forma gigantesca e junto a este crescimento populacional vem fortalecendo o agronegócio”, comentou o prefeito Dedei Lobo.