Terminou no domingo a Copa dos Campeões do Interior em Humaitá com as decisões do futebol feminino e masculino. Mais de 40 partidas foram realizadas no Arlindo Bráz da Silva, envolvendo mais de 350 pessoas entre atletas e comissão técnica. Em cinco dias de competições o estádio recebeu uma média diária superior a 1.200 torcedores, segundo a Guarda Municipal.
As barracas de alimentação em frente ao estádio e os vendedores ambulantes nas arquibancadas triplicaram suas receitas. Mototaxistas e aplicativos de transporte também elevaram seus ganhos durante os dias de competição. “Um sucesso dentro e fora de campo”, comentou o prefeito Dedei Lobo no último dia de Copa dos Campeões do Interior.
“O interior precisa ter o mesmo tratamento que a zona urbana, não importa em que área seja, assim como no esporte, cujas equipes aqui deram um verdadeiro exemplo de dedicação, respeito e dignidade”, disse o prefeito na solenidade que antecedeu as finais no Estádio Arlindo Bráz da Silva.
FINAIS
Os finalistas entraram em campo cinco vezes, nos cinco dias de competição. Depois da fase de classificação vieram as semifinais no domingo pela manhã. Partidas com duração de uma hora, e mesmo com a maratona de jogos o nível técnico das partidas foi elevadíssimo.
No feminino os dois distritos jogaram pela inédita conquista de campeões dos campeões do interior. Gladiadoras de Realidade abriram o placar num jogo de muitas alternativas. Passes rápidos, dribles desconcertantes e chutes de fora da área, além de defesas milagrosas. Ingredientes de uma grande decisão. E foi com jogadas rápidas que o São Domingos Sávio de Auxiliadora encontrou o caminho do gol. Depois de empatar a partida as meninas do Distrito de Auxiliadora dominaram as ações e construíram o placar de 4 x 2, conquistando a inédita competição.
Equipe campeã do São Domingos Sávio: Paula, Helena Verônica, Ruty, Juci, Eliete, Mikaely, Nilce (Larissa), Fagna, Nelma e Rayane. Técnico Mauro Lima de Souza. Suplentes: Fabricia, Ana Clara, Gilmara, Lucivane e Geisiane.
O ritmo também foi frenético na decisão entre os homens. Duas comunidades do Rio Madeira, dois escolas onde desistir não faz parte do vocabulário quando o assunto é futebol. O Colorado, da Comunidade de Santo Antônio no Lago do Uruapiara abriu o placar com menos de dois minutos, e ainda comemorava quando o Real Muanense empatou a decisão. Jogo muito equilibrado, forte marcação, atuação acima da média dos arqueiros, e as laterais foram alternativas para fugir da marcação forte no meio de campo.
Amadeu foi a opção pela esquerda do ataque do Colorado. Bom domínio de bola, dribles e um chute forte em diagonal, isso é receita de golasso. Amadeu marcou duas vezes e o Colorado fez 3 x 2 no marcador conquistando a Copa dos Campeões do Interior.
Equipe campeã do Colorado de Santo Antônio (Lago do Uruapiara): Jeferson, Ronaldo, Daniel, Manuel, Valdino, Isael, Samuel, Leonardo, André Amadeu e Suruel, Atuaram na decisão também Aleandro, Marcos, Adriano, Leandro. Suplentes: Jhon, Valdileno, Jeferson Filho e Marcos. Técnico: Illo Macário
Premiação
Os campeões e vices receberam troféus, medalhas e premiação em dinheiro. Foram repassados R$ 20 mil para cada campeão e R$ 10 mil para os segundos colocados. A prefeitura de Humaitá, Semel – Secretaria Municipal de Esportes e LHDA – Liga Humaitaense de Desportos Atléticos premiaram também os jogadores e jogadoras destaques (artilheiro, goleiro e os melhores da Copa dos Campeões do Interior).
Histórico
A Copa dos Campeões do Interior teve duração de 14 meses com as fases de polos iniciando em maio de 2023. Foram mais de 140 equipes femininas e masculinas participando. De acordo com a LHDA e Semel mais de 3000 mil atletas nas comunidades das BRs, Rio Madeira e Aldeias indígenas.
“Uma competição gigante que união Humaitá através do esporte, e essa integração vai continuar. Vamos realizar a Recopa com jogos entre os campeões do Interior e os campeões da cidade. Uma justa homenagem à todos os desportistas”, comentou o prefeito Dedei Lobo através de sua assessoria.