A prefeitura de Humaitá, através das Secretarias Municipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável e Infraestrutura em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar e PreviFogo trabalham no resfriamento de dois focos de incêndio no perímetro urbano da cidade. Pela manhã a Força Tarefa atuou no Bairro Olaria, Porta da Made, e no período da tarde vem controlando um incêndio no Anel Viário, próximo a Marinha.
“A equipe trabalha agora à tarde apagando fogo num descarte de caroço de Açaí. Tudo indica que o fogo tenha sido provocado. Não há possibilidade de ter sido natural”, conversou com o site Notícias da Amazônia, Elton França, secretário municipal. Inclusive no trabalho realiza hoje à tarde a CMM auxiliou os trabalhos da Força Tarefa com um carro pipa.
“Estamos numa força tarefa para inibir os focos de queimadas e poluição atmosférica no município”, disse o secretário.
O período de seca na região amazônica torna a vegetação ainda mais sensível ao fogo, e combinada com outros fatores como o vento podem causar danos irreparáveis, inclusive a saúde, principalmente de crianças e idosos.
De acordo com a Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 “Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa”.