A Secretária de Estado da Saúde do Amazonas, Nayara de Oliveira Maksoud Moraes, cumpriu agenda nesta sexta-feira, 12, em Humaitá, tratando de vários assuntos de interesse do município.
Nayara Maksoud manteve reuniões com o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo e com a Secretária Municipal de Saúde, Sara Riça, quando foram tratados temas como o enfrentamento à forte estiagem prevista para 2024, a sobrecarga que o município de Humaitá enfrenta com pacientes de outros municípios e a implantação dos leitos de UTI no hospital de Humaitá.
Acompanhada do prefeito do município e da Secretária Sara Riça, a secretária Nayara Maksoud, que completou 100 dias na gestão da saúde estadual, visitou o espaço construído no hospital de Humaitá, onde serão instalados os leitos de UTI.
A secretária também visitou as demais dependências do hospital de Humaitá, como centro cirúrgico, enfermarias, almoxarifado, sala do tomógrafo, lavanderia, consultórios médicos e parte administrativa.
O prefeito Dedei Lobo apresentou as demandas diárias de Humaitá, na área da saúde, enfatizando, porém, que, “embora seja uma carga altíssima e um alto custo de manutenção, Humaitá sempre acolheu aqueles que procuram seus serviços de saúde”.
DEMANDAS
Das demandas apresentadas pelo município de Humaitá, estão a fixação de prazo para a instalação dos leitos de UTI, uma vez que as instalações físicas estão prontas, um entendimento com os demais municípios do entorno no sentido de que assumam também a responsabilidade pelos pacientes que são mandados a Humaitá, mais medicamentos e insumos para o enfrentamento da estiagem, principalmente nas comunidades ribeirinhas, dentre outras.
A Secretária do Amazonas ainda visitou a Unidade Básica de Saúde do bairro de São Sebastião e concedeu entrevista à Rádio Tiradentes FM, onde fez um resumo de sua visita a Humaitá.