O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -, reinaugurou sua agência em Humaitá, em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, 16, com a presença de autoridades e convidados. Participaram o primeiro chefe da agência de Humaitá, Francisco Braz Portela, atual superintendente do IBGE no Amazonas, o ex chefe do IBGE no amazonas, José Ilcleson Mendes Coelho, secretários municipais, representantes do IDAM e sociedade.
O prédio onde funciona o IBGE em Humaitá, pertence ao município e faz parte do Centro Histórico da cidade, que remonta ainda ao período áureo da borracha.
O IBGE fez a restauração com recursos próprios e passa a ter uma agência moderna e em condições de atender a Humaitá e mais cinco municípios do entorno. “Esta agência em Humaitá está muito semelhante a da capital”, disse Francisco Braz
André Moura Pessoa, chefe da Agência do IBGE em Humaitá afirma que a agência atende a região sul do estado. “Nosso grande desafio é mostrar a realidade das cidades através das pesquisas. Estes resultados servem de parâmetro para a construção de políticas públicas”, disse André. O servidor atua no IBGE desde sua implantação em Humaitá. A Agência do IBGE em Humaitá iniciou suas atividades no ano de 2011, através de uma parceria com a Prefeitura do município, que desde então disponibiliza o prédio onde está instalada a agência.
O site Notícias da Amazônia conversou com o superintendente do IBGE no Estado do Amazonas. Francisco Braz Portela fala dos desafios e das pesquisas programadas ainda para 2024. Assista