“Segundo o art. 87 do Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos”, afirma nota publicada no site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.
Conforme estabelece a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral. Em Humaitá o MDB e o DC são as primeiras legendas a realizarem as suas convenções. Os partidos vão realizar o encontro na quadra da Igreja Matriz, no centro Histórico de Humaitá nesta sexta-feira, 26, a partir das 18h. O grupo deve confirmar as candidaturas do ex-prefeito Herivânio Seixas e do vereador Jônatas do Nascimento ‘Sipa’ como candidatos à prefeito e vice-prefeito, respectivamente.
No sábado, 27, o PL humaitaense também realiza sua convenção municipal. O encontro do Partido Liberal acontece a partir das 18h no Centro de Convenções Cremonez. O encontro vai contar com as participações do presidente estadual do PL, Alfredo Nascimento, do vice-presidente, o deputado estadual Delegado Péricles e a deputada estadual Débora Menezes. A convenção deve apontar o empresário Leandro Ruffato e Dr.ª Cinthia como candidatos do partido a prefeito e vice, respectivamente.
PSB, Progressistas, Republicanos e União Brasil realizam suas convenções no dia três de agosto, um sábado a partir das 9h da manhã na quadra da escola estadual Patronato Maria Auxiliadora. O União Brasil já confirmou a presença do presidente estadual da legenda na convenção. O Governador Wilson Lima participa da convenção que deve oficializar a candidatura do prefeito Dedei Lobo a reeleição em Humaitá.
O PSDB do vice-prefeito Alexandre Perote realiza sua convenção no Circuito Musical, na sexta-feira, 2, a partir das 19h. De acordo com Pertote, em entrevista no programa NOTÍCIAS DA AMAZÔNIA na FM 104.9 ele coloca seu nome a disposição para concorrer a majoritária.
O Partido Novo está definido até o final de semana a data para sua convenção em Humaitá. O presidente da legenda, ex-presidente da Câmara, Professor Sidney Temo, aguarda a agenda dos deputados Átila Lins (Federal) e Dr. George Lins (Estadual) para confirmação do dia da convenção.
A redação do site não conseguiu contato com os representantes de outros partidos para confirmar suas convenções.
CONVENÇÕES
Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições).
Caso o estatuto do partido não possua normas para escolha e substituição dos candidatos nem para formação de coligações, o órgão de direção nacional do partido deverá estabelecê-las e publicá-las no Diário Oficial da União até 180 dias antes das eleições.