O diretor presidente da Cohasb – Companhia de Saneamento de Humaitá, Renan Maia informou na noite desta terça-feira, 6, que a equipe iniciou a substituição de bomba de captação de água no poço do Andaraí. “Nossa equipe vai trabalhar a noite toda na substituição da bomba por uma de maior potência. Estamos realizando manutenção e limpeza também”, disse Renan Maia.
Nesta segunda-feira, 5, o presidente da Cohasb participou do programa Notícias da Amazônia, na FM 104.9, e já havia alertado para uma atenção especial nos bairros São Domingos Sávio e São Sebastião. “São duas regiões que apresentam os primeiros problemas com a estiagem. Pedimos uma atenção especial da população no sentido de economizar água”, falou Maia no rádio.
“São medidas necessárias para enfrentar a seca que deve ser ainda mais severa que a de 2023”, afirmou Renan Maia. O presidente da Cohasb adiantou aos ouvintes que a Cohasb já iniciou a perfuração de mais um poço artesiano no Bairro São Domingos Sávio. O ponto de captação será ao lado da Igreja Católica do Bairro. “Tudo indica que este novo poço vai devolver a vazão necessária para atender os moradores daquela região”, ponderou Renan. O diretor lembrou que o sistema de abastecimento em Humaitá é interligado e que a economia de água neste momento pode evitar um racionamento futuro. A Cohasb mantém 30 poços para atender o perímetro urbano de Humaitá.
INTERIOR
Todas as informações de órgãos de controle climáticos indicam para uma seca ainda mais severa em 2024. E as informações continuam pessimistas com previsão de piorar nos próximos anos. Diante destas informações a Cohasb em parceria com secretarias municipais e Defesa Civil de Humaitá já vem trabalhando estratégias para minimizar os impactos nas comunidades ribeirinhas.