A Prefeitura de Humaitá no sul do Estado do Amazonas, decretou Situação de Emergência, pela forte estiagem que se registra no sul do Estado, com a consequente baixa no nível do Rio Madeira.
Humaitá está localizada à margem esquerda do Rio Madeira. O Rio, na região, está a pelo menos quatro metros abaixo do nível registrado no mesmo período de 2023, segundo informações da Marinha do Brasil.
No ano de 2023, Humaitá também entrou em emergência, porém, somente no dia 20 de outubro. Já em 2024, dada a gravidade da situação, o município entrou em emergência mais de 60 dias antes.
De acordo com o Decreto Municipal nº. 101/2024, publicado no Diário Oficial dos Municípios n°. 3669, toda a estrutura administrativa do município, está mobilizada para atender às centenas de famílias afetadas diretamente pela estiagem, já que pelo baixo nível do Rio Madeira, centenas de comunidades ribeirinhas estão parcial ou totalmente isoladas.
Informações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil-COMDEC, de Humaitá, as ações mais urgentes devem ser fazer chegar às famílias do interior, água potável, alimentos e medicamentos, além de equipes de assistência médica.