A Prefeitura de Humaitá intensificou as ações de combate a queimadas, com a efetiva participação do 2º Grupamento Destacado do Bombeiro Militar, que atua juntamente com homens do PrevFogo.
Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental Sustentável de Humaitá, o fogo, cuja origem deve ser criminosa, se alastra pelos campos naturais e matas localizadas próximas à zona urbana, o que encobriu a cidade de fumaça e piorou profundamente a qualidade do ar.
Humaitá é um município que apresenta além da tradicional floresta, os chamados campos naturais, com centenas de quilômetros quadrados, aumentando potencialmente o risco de queimadas.
O prefeito de Humaitá, Dedei Lobo (UB), reuniu seu secretariado na manhã desta segunda-feira, 12, e determinou medidas enérgicas de combate às queimadas, “sobretudo, para que se evite o alastramento das queimadas e para que as pessoas não sofram com problemas respiratórios, tão comuns nessa época do ano”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Ambiental de Humaitá, Elton Patrick.
No aeroporto de Humaitá pelo menos um avião precisou retornar e pousar em Porto Velho. As queimadas próximas a região dificultaram a visibilidade e podem comprometer alguns serviços. O combate ao fogo acontece deste de domingo, 11.