Para quem não sabe ou não se deu conta, neste dia 29 de agosto, comemorava-se a data do aniversário de Humaitá com pompas e circunstâncias. Os tradicionais desfiles cívicos eram o ponto alto da comemoração.
Pesquisas e estudos posteriores, revelaram que tal data estava “equivocada”, pois, a referência (29.08) era à data da instalação da Comarca de Humaitá e não a de sua fundação.
Assim, o aniversário de Humaitá, a partir de 1982 passou a ser comemorado a 15 de maio, data da chegada de seu fundador José Francisco Monteiro, a este torrão, que se tornaria o que hoje conhecemos como cidade de Humaitá.
A mudança se deve ao sociólogo, escritor e jornalista humaitaense José Maria Viana de Souza, que “após pesquisar… concluí que o aniversário de Humaitá deveria ser comemorado no dia 15 de maio…” (Humaythá, 152 anos de história, p. 44).
Uma das intervenções, primeiras foi a mudança na letra do Hino de Humaitá, de autoria desconhecida, cuja expressão “aurora de vinte e nove”, foi substituída pela expressão “aurora do dia quinze”.
“Desfilando como estudante do Grupo Escolar Oswaldo Cruz desde o ano de 1975, acostumei-me à letra pretérita e confesso que relutei e ainda reluto (por razões sentimentais e históricas) à mudança, embora mantenha o mais absoluto respeito à vida e obra de meu amado amigo e irmão Viana”, afirma Elias Pereira.
Texto – Elias Pereira