A segunda etapa do Mutirão oftalmológico em Humaitá teve inicio nesta quarta-feira, 18, com a presença do Deputado Estadual Abdala Fraxe. O parlamentar é responsável por encaminhar emendas aos municípios do Amazonas com maior incidência de cataratas e pterígio. A ação iniciada em 2023 alcança 11 municípios e a capital. “Ao final deste ano vamos ter atendido 4.200 pessoas”, afirmou o deputado Abdala Fraxe.
O encontro com as pessoas inscritas na fila de regulação do município aconteceu na quadra do CRAS, em Humaitá. No local a equipe oftalmológica realizou a triagem e iniciou o procedimento de agendas e ordens de cirurgias. As cirurgias começaram ainda nesta quarta-feira e devem se estender até a sexta-feira no Hospital Regional de Humaitá. “Esta ação é uma parceria do Governo do estado com a prefeitura de Humaitá, viabilizada através de emenda parlamentar”, acrescentou Sara Riça, secretária municipal de saúde.
“A ação é muito importante. Somadas as 500 cirurgias realizadas em 2023 com as 200 que serão realizadas este ano vamos zerar a fila de pessoas com pterígio”, argumentou Sara Riça. O deputado Abdala Fraxe já garantiu a continuação da ação em 2025 até que a demanda seja reduzida por completo. “Esta ação devolve a luz para as pessoas e a dignidade. A visão não tem preço”, afirmou o parlamentar.
“Esta é uma ação conjunta que se repete em Humaitá atendendo aos pedidos dos vereadores Antônio Carlos ‘Totinha’, Samuel da Colônia e Manuel Domingos. O município tem investido os recursos de maneira correta, e assim este parlamentar renova o compromisso de continuar investimento na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, concluiu Abdala.
O oftalmologista Alex Barbosa e sua equipe estão em Humaitá pelo segundo ano consecutivo. Alex iniciou a triagem e explicou que o procedimento é simples, porém de muita importância para quem tem a visão comprometida por cataratas ou pelo crescimento anormal de tecido. “O principal cuidado dos pacientes neste momento é com a recuperação. Estamos num período muito diferente, com fumaça e isso exige um cuidado maior na fase de recuperação. Todos serão orientados na revisão que acontece no dia seguinte a cirurgia”, disse o Dr. Alex.
Na entrevista ao site Notícias da Amazônia o profissional explica a técnica utilizada para as cirurgias em Humaitá. Assista.