A Sala de Monitoramento do tempo da UFAM divulgou a previsão de temperatura para esta terça-feira, 24, com mínima de 24º e máxima de 38º graus. Há possibilidades de chuvas em áreas isoladas para Humaitá, principalmente no período da tarde. O grupo de Pesquisa Interação Biosfera Atmosfera na Amazônia – GPIBA e o Laboratório de Tempo e Clima – LabTeC também emitiu pareceres sobre o Rio Madeira e a qualidade do ar em Humaitá.
Rio Madeira
O modelo de previsão Cota a Cota, gerado pela discente de graduação em Eng. Ambiental do GPIBA e do LabTec e no qual é baseado em análise dos dados da estação de Porto Velho e Humaitá, continua mostrando tendência de redução no nível do Rio Madeira, na região de Humaitá, para os próximos dois dias. Com a ausência de chuvas e previsão de chuvas abaixo da média até setembro, a tendência é que esta situação perdure e se intensifique ao longo da estação seca. Ontem, dia 23, a cota estava em (8,20 m). A previsão para hoje, terça-feira, é que o nível do rio esteja 4cm mais baixo (8,16 m) e, na quarta, 25, 12cm (8,08 m). Considerando o dia 23 de setembro de 2023 o rio encontra-se 1,38m abaixo desta marca registrada ano passado.
Qualidade do ar
Os dados apresentados são coletados pela estação de monitoramento ECOPM e modelados pelo Prof. Dr. Jorge Almeida de Menezes e pelos Engenheiros Ambientais Anderson de Souza Carneiro e Carlos Pessoa Barbosa.
Hoje, a qualidade do ar no município de Humaitá é considerada PÉSSIMA. De acordo com os valores medidos entre as 10hs da manhã do dia 22 de setembro e 09hs da manhã de ontem, 23, o índice de material particulado PM2.5 é, em média, de 57μg/m3. Esta condição representa riscos significativos para uma população sensível, especialmente pessoas com condições pré-existentes de saúde, como doenças respiratórias.
A alta concentração de substâncias poluentes é causada pela presença intensa de fumaça na atmosfera, proveniente, principalmente, da queima de biomassa.
Com informações da GPIBA e LabTeC