O deputado estadual João Luiz (Republicanos) participou na noite da última segunda-feira, 30, do Robotic Teens, projeto inovador do Instituto Jatobá, que recebeu emenda parlamentar dele no valor de R$ 1 milhão para qualificar os jovens com curso online. O evento contou com a entrega simbólica de kits de robótica para cinco escolas estaduais da capital amazonense, beneficiando aproximadamente 500 alunos da rede pública.
“Temos investido muito na educação e trabalhado conhecimento da nossa juventude, pois quando o jovem não tem nenhuma formação fica difícil de ele conseguir algum emprego. Esse investimento que estamos realizando nos colégios é muito importante porque o estudante já sairá com uma formação e qualificação para o mercado de trabalho”, disse o deputado João Luiz.
A representante do Instituto Jatobá, Jaqueline Paixão, destaca que o Robotic Teens causa um grande impacto para o estado do Amazonas e para os jovens em relação à robótica e novas tecnologias.
“Aqui estamos dando uma nova oportunidade, uma nova visão no nosso estado na questão tecnológica. Esse projeto vem para dar um norte a esses jovens”, afirma Paixão.
Para o gestor da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, professor Marcos Vinicius Meirelles, a emenda impositiva do deputado João Luiz é imprescindível e demonstra a preocupação do parlamentar com a modernidade, atualidade e inovação para os estudantes da rede pública do estado.
“O fato da robótica ser inserido no contexto da escola para nós é muito importante. O deputado João Luiz é amigo da escola e sempre está preocupado com a educação dos nossos alunos”, explicou o professor Marcos Meirelles.
A estudante Camila Lima, do 9º ano da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro, enfatizou que o evento traz oportunidade de ter acesso à área de tecnologia. “Essa é uma área crescente no mundo e aqui temos o contato gratuitamente com esse conhecimento”, finalizou a jovem.
Robotic Teens
No Robotic Teens, os alunos não apenas aprendem a teoria, mas durante o curso, eles terão a oportunidade de montar e programar um robô, como uma mão robótica, utilizando componentes tecnológicos de última geração. A metodologia do projeto incentiva o aprendizado através da experimentação e da prática, permitindo que os jovens desenvolvam protótipos funcionais enquanto se preparam para o futuro da ciência e tecnologia.
Fonte – Assessoria