Na primeira coletiva na manhã deste domingo, 6, no Centro de Divulgação das Eleições do TRE/Amazonas o desembargador presidente João de Jesus Abdala Simões fez um balanço das primeiras horas de votação no estado. Onze cidades do Amazonas iniciaram a votação às 6hs da manhã e os demais municípios assim como Humaitá às 7hs. São 4001 locais de votação no interior do Estado, e 20 problemas haviam sido registrados com a necessidade de substituição de urnas em 11 locais.
Oito substituições de urnas foram na capital e três no interior nos municípios de Tefé e Manacapuru. Todas as urnas estão funcionando normalmente. As forças de segurança estão nas ruas e locais de votação garantindo a segurança dos eleitores e lisura do pleito. Uma pessoa foi detida por suspeita de compra de voto na capital.
O desembargador João Simões iniciou a coletiva informando de uma pratica que vem se repetindo, principalmente na capital e nas sedes dos municípios nas eleições: o derrame de santinhos “Isso emporcalhar nossa cidade. É infração ambiental e tipificado como crime eleitoral. Podem ter certeza que muitos serão multados por conta desta atitude. Isso é uma certeza do que vai acontecer”, disse o desembargador.