As eleições municipais deste domingo foram relativamente calmas em todas as cidades brasileiras, e não foi diferente em Humaitá. Com cinco candidatos disputando o cargo de prefeito, o resultado foi a reeleição de Dedei Lobo e de Totinha com 37,13% dos votos válidos, ou seja, 9.932 votos. A eleição de Dedei Lobo concede ao atual prefeito o quarto e inédito mandato na política humaitaense. Ninguém havia conquistado tal feito antes.
O prefeito reeleito e seu vice Antônio Carlos ‘Totinha’ agradeceram aos 9.932 votos, e afirmou nas redes sociais que é prefeito de todos. “São muitos os desafios, e vamos continuar nosso trabalho cuidando das pessoas. Como tem sido feito”, afirmou Dedei Lobo. Nas redes sociais o Governador do Estado Wilson Lima parabenizou o politico humaitaense. “Nossas parcerias continuam em Humaitá, e com Dedei a frente da prefeitura elas serão fortalecidas”, afirmou o presidente estadual do União Brasil.
O resultado final foi divulgado logo depois das 18h (horário de Manaus), e confirmou uma disputa entre o atual prefeito Dedei Lobo e Herivânio Seixas. A diferença entre os candidatos foi de 973 votos a favor de Dedei Lobo e Totinha. Leandro da Kairós recebeu 20,88% dos votos, aumentando sua votação na comparação com as eleições de 2020. Em 2024 foram 5.584 votos.
Alexandre Perote recebeu 7,69% dos votos. O atual vice-prefeito terminou em quarto lugar com2.057 votos. Amaury do Sindicato terminou o pleito com 214 votos.
DIA DE VOTAÇÃO
As forças de segurança garantiram o bom andamento do pleito em Humaitá. Uma pessoa foi conduzida para a delegacia por registrar em foto a votação. Isso é proibido pela legislação eleitoral. Foi a única ocorrência eleitoral registrada.
Todas as urnas funcionaram normalmente em Humaitá. Os resultados do interior foram enviados diretamente do local de votação, agilizando e dando celeridade a totalização que foi finalizada às 18h13 minutos em Humaitá. As demais sessões, incluindo as de Cristolândia e Ipixuna, os resultados foram entregues no Cartório Eleitoral de Humaitá, 17ª zona eleitoral.