A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza nesta quarta-feira, 11, reunião de pactuação interestadual entre os Estados do Amazonas e Rondônia, assunto que avança entre os dois Estados e deve significar um importante avanço na assistência à saúde do município de Humaitá.
A reunião será na sede da SES-AM a partir das 09h e na pauta está a proposta de constituição de uma Câmara de Compensação de Média e Alta Complexidade no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).
O município de Humaitá será representado pela Secretária Municipal de Saúde, Enfermeira Sara Riça. A Secretária informou que o prefeito de Humaitá Dedei Lobo, acompanha de perto essa temática e vem fazendo sucessivas gestões junto aos governos dos dois Estados, para que essa pactuação seja plenamente efetivada.
A pactuação é um assunto recorrente no sul do Amazonas, e significa na pratica a transferência de pacientes desta região para atendimento em Porto Velho. A pactuação vai oficializar um serviço que vem sendo realizado na ‘camaradagem’ atualmente.
Um pacto entre os estados significa um atendimento mais ágil para pacientes de alta e média complexidade.
Fonte: SECOM/PMH, adição Fábio de Souza