A Secretaria Municipal de Educação do município de Humaitá, sul do Estado do Amazonas, realizou na manhã desta terça-feira, 10, uma histórica solenidade de formatura na Escola Indígena Francisco Meirelles, localizada na aldeia Marmelo, da etnia Tenharim, no km 123, da BR-230, sentido Humaitá a Apuí.
Chamou a atenção a presença de um formando de 55 anos de idade, simplesmente o cacique da Aldeia, João Sena Tenharim, que concluiu a Educação de Jovens e Adultos-EJA, do 1º ao 9º ano, juntamente com sua esposa Angélica Tenharim, de 39 anos que também conclui a EJA do 1º ao 9º ano.
O prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, que foi o criador de uma das primeiras Secretarias Municipais dos Povos Indígenas no Brasil, foi o convidado de honra e padrinho do cacique João Sena. A Secretária Municipal de Educação, Arnaldina do Socorro Chagas, foi madrinha convidada da formanda Angélica Tenharim.
Dedei Lobo destacou os avanços que a educação do município de Humaitá tem atingido, sendo atualmente a 4ª melhor educação do Estado do Amazonas, segundo índices do IDEB. “Esse momento histórico é resultado da educação para resultados que implantamos no município e da oportunidade que a população tem de estudar, independente de estar na sede, na zona rural ou nas aldeias indígenas”, ressaltou o prefeito de Humaitá.
Um dos diferenciais da educação do campo em Humaitá, segundo a SEMED, são as oportunidades que são oferecidas em igualdade de condições, tanto para os profissionais do campo quanto da cidade, além das condições de aprendizado que são oferecidas às escolas das comunidades rurais.
Fonte: SECOM/PMH