Atlético Nacional no feminino e Atlético Rio Madeira no masculino foram os grandes campeões da edição 2024 do Humaitaense de Futebol promovido pela LHDA – Liga Humaitaense de Desportos Atléticos com apoio da prefeitura de Humaitá. Nove equipes participaram do municipal feminino e 17 no masculino disputaram o título nos últimos meses. As finais foram disputadas neste domingo, 15, no Estádio Arlindo Braz da Silva.
No feminino o Atlético Nacional fez um a zero no Moto Clube, num jogo de forte marcação. As duas equipes contam em seus elencos com atletas destaques do município, e com reforços da região. O nível técnico da decisão foi elevado.
No masculino, a partida foi equilibrada entre Atlético Rio Madeira e Atlético Nacional. O Rio Madeira venceu por 2 x 0, e conquistou seu quinto título no municipal de Humaitá.
ARBITRAGEM
As finais deste domingo contaram com dois árbitros CBF, pertencentes ao quadro ded arbitragem da FAF – Federação Amazonense de Futebol. Adriana Costa Farias comandou a final feminina e Ivan da Silva Guimarães Junior foi o árbitro da final masculina. “Uma parceria da LHDA e FAF. Quero agradecer ao presidente Ednailson Rozenha”, disse o presidente da LHDA, Darcilo Torres. A parceria foi confirmada na final da Copa da Floresta, disse o dirigente.
A torcida compareceu ao Estádio Arlindo Braz da Silva, considerado um dos mais bem estruturados do interior do Amazonas. Arquibancadas lotadas e muita festa do torcedor. “O estádio foi preparado para receber o humaitaense apaixonado pelo futebol”, comentou o secretário de Esportes e Lazer, Barbinha.
O prefeito reeleito de Humaitá, Dedei Lobo (UB), o Secretário de Esportes Gelásio do Espírito Santo ‘Barbinha’ e o Presidente da LHDA Darcilo Torres, entregaram a premiação em dinheiro aos campeões, além de troféus e medalhas.
A prefeitura de Humaitá ofereceu a premiação, que em 2024 foi de R$ 60 mil reais. 20 mil reais para cada time campeão e 10 mil reais para os vices, além dos troféus, medalhas e toda a manutenção do estádio municipal, como gramado, iluminação, sistema de irrigação, segurança e equipes da Secretaria Municipal de Saúde.
Em entrevista à imprensa, Dedei Lobo ressaltou a grande valorização que o esporte em geral vem recebendo em seu governo e destacou que o trabalho vai continuar, inclusive, para 2025, “já estudamos a possibilidade de aumentar o valor das premiações”.
Com informações da Secom, adição Fábio de Souza