O programa Notícias da Amazônia na FM 104.9 iniciou nesta terça-feira, 17, uma série de entrevistas com os secretários municipais de Humaitá, e na estreia do quadro a Secretária Municipal de Políticas Públicas e Direito da Mulher, Ana Régia Ângelo dos Santos falou da SecMulher e os desafios da nova pasta aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Dedei Lobo no Dia Internacional da Mulher, este ano. “Assumimos em agosto e estamos na fase de implantação, estruturação e confecções de projetos que serão apresentados ao prefeito”, disse Ana Régia.
A titular da SecMulher destacou os principais projetos que serão avaliados como a criação do Selo de Fidelidade de empresas que respeitam o trabalho da Mulher. “O projeto prevê critérios e avaliações que serão realizadas anualmente para a entrega do selo”, comentou Ana Régia. A secretária falou em fortalecer as parcerias com as secretarias de saúde, educação e Assistência Social. “Esta aproximação das secretarias ajuda na socialização do trabalho, reforça campanhas importantes para a mulher e vai impulsionar a capacitação da mulher para o mercado de trabalho”, avaliou a secretária.
Ana Régia também adiantou que já estão em estudos projetos que visam melhorar a segurança da mulher. “São parcerias com as polícias civil, através da Delegacia Especializada e a Polícia Militar”, disse.
FEIRA DELLAS
Uma das idealizadoras da Feira Dellas que completou seu primeiro ano de funcionamento em dezembro deste ano, Ana Régia destacou a força da mulher empreendedora. “Uma ideia que se torna parte do calendário humaitaense graças ao apoio da prefeitura e a parceria com o Sebrae” afirmou a secretária. Os números são impressionantes com as 12 primeiras edições. A média de circulação de pessoas por edição da Feira Dellas ultrapassa três mil pessoas com faturamento média de R$ 16.200,00 (Dezesseis mil e duzentos reais).
“Vamos trabalhar na ampliação da feira, e a partir de agora atrair as mulheres indígenas”, adiantou Ana Régia.
MAMA FASHION
O Mama Fashion também idealizado pelas mulheres empreendedoras de Humaitá é com certeza um daqueles eventos que já tem lugar garantido no calendário do município. O evento celebra o Dia das Mamães e vem crescendo a cada temporada. “São três anos de realização e pensamos em ampliar para 2025. Além de garantir a oportunidade para o comércio humaitaense expandir sua clientela é um momento de colaboração e empatia com causas sociais”, disse Ana Régia.
Atualmente três entidade são beneficiadas com a arrecadação do Mama Fashion. Tudo começou com a APAE, depois foi estendido à Associação Espaço do Autismo TEAmo e na edição deste ano a Ahpaan – Associação Humaitaense de Proteção e Amparo aos Animais também foi beneficiada. “Nosso desafio é chegar a cinco entidades em 2025”, finalizou Ana Régia.
O prefeito Dedei Lobo ainda não anunciou os novos secretários municipais, a partir de primeiro de janeiro de 2025, ou quem vai permanecer à frente das pastas. É certo que haverá uma reforma administrativa. Esta garantia foi dada pelo prefeito em entrevista ao programa Notícias da Amazônia, após a reeleição.
A série de entrevistas com os atuais secretários é realizada na FM 104.9 de segunda a sexta-feira, a partir do meio-dia.