O prefeito Dedei Lobo (UB), o vice-prefeito Totinha (UB) e vereadores se reuniram na manhã desta terça-feira, 21, com agentes comunitários de saúde, endemias e fiscais da prefeitura para definir os detalhes da Operação ‘Tolerância Zero a Dengue em Humaitá’. A partir de hoje as notificações começam a ser entregues aos proprietários de terrenos baldios com vegetação alta de acordo com a Lei Municipal 701 de 2015.
Dedei Lobo bem alertando a população desde a primeira semana de janeiro que são necessárias ações conjuntas do poder público e da sociedade para combater o aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya. “estamos fazendo o dever de casa com a limpeza de escolas e órgãos públicos, notificamos instituições e agora é a vez dos proprietários de terrenos baldios”, disse o prefeito.
Comitê Permanente
Outro assunto tratado na reunião da UFAM é a preparação da reuniu do Comitê Permanente de Agravos que acontece ainda esta semana. No último encontro a secretária de Saúde Sara Riça, apresentou os números da covid e arboviroses, e acrescentou todos os agravos notificados pelo município, como partos (menores de 14 anos), acidentes de trânsito. “Apesar da implantação dos semáforos houve um aumento no número de acidentes de 2023 para 2024”, disse a Secretária. A boa notícia de acordo com Sara Riça que houve uma diminuição no número de óbitos em 50%.
A partir destas informações surgiu a ideia de convidar para a próxima reunião do comitê representantes do Detran e da Polícia Rodoviária Federal. “Isso deve resultar em ações de prevenção no trânsito humaitaense”, comentou a secretária.
Outra sugestão apresentada na última reunião do comitê é a realização de reuniões nos bairros para descentralizar as ações. “A sugestão indica um convite aos presidentes de bairros para que possam ser a voz da comunidade e aumentar a participação popular nas reuniões”, finalizou Sara Riça.
Veja abaixo a Lei Municipal 701, referente aos terrenos baldios que prevê inclusive multas.