A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou solenidade na manhã desta segunda-feira, 3, para dar início ao ano letivo de 2025, já com novos profissionais da educação, chamados do concurso público realizado pela prefeitura de Humaitá.
A solenidade, realizada na quadra de esportes da Escola Municipal Irmã Carmem, contou com a presença de representantes de instituições, vereadores, secretários municipais, profissionais da educação municipal, da secretária de educação Arnaldina do Socorro Chagas, do vice-prefeito Antônio Carlos Martins ‘Totinha’ e do prefeito de Humaitá, Dedei Lobo.
Durante a semana, todos os profissionais terão atividades de planejamento e capacitação e no dia 10.02, a comunidade estudantil retornará às salas de aula.

A secretária Arnaldina Chagas fez uma explanação dos desafios e conquistas dos últimos quatros anos e pontuou as metas para o novo mandato do prefeito Dedei Lobo, que incluem construção e revitalização de escolas, construção de quadras esportivas nas escolas do interior, incluindo indígenas, implantação de novos projetos pedagógicos e política permanente de valorização dos profissionais.
Além de pontuar os projetos implantados nos últimos quatro anos, Arnaldina Chagas destacou dois que serão incrementados pela Semed. “Vamos trabalhar a educação ambiental e a educação digital nas escolas”, disse a secretária.
O prefeito Dedei Lobo destacou, as grandes conquistas dos profissionais da educação municipal, com ênfase para a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério (PCCRM), realização de concurso público e início da chamada dos aprovados, dentre outras.
Dedei Lobo também falou da infraestrutura nas escolas. “Além de avançar na revitalização e contração de novas escolas, vamos construir novas quadras cobertas no interior”, disse o prefeito. Nos próximos dias será inaugurada a Escola modelo FNDE no Carará. O prefeito disse ainda de duas quadras cobertas estão em fase de construção (Comunidade Cristo Rei, no Lago do Uruapiara e outra no Distrito de Auxiliadora).
Em Humaitá são 19 escolas urbanas, 12 em aldeias indígenas e 54 nas comunidades ribeirinhas. 10.400 alunos são atendidos diariamente com transporte, alimentação, apoio didático pedagógico.
ABONO
O prefeito de Humaitá Dedei Lobo confirmou que haverá abono para os profissionais da educação. “Todos que trabalharam em 2024 vão receber abono”, disse o prefeito em seu discurso. O projeto deve ser encaminhado ainda esta semana à Câmara de vereadores. “O valor será definido até o final de semana”, finalizou Dedei Lobo.
POSSE
O prefeito Dedei Lobo confirmou para está terça-feira, 4, a posse dos professores e profissionais da educação aprovados em concurso público, e convocados na primeira chamada. A solenidade acontece no auditório da UFAM da Circular Municipal, a partir das 8h.
Veja na reportagem abaixo o que diz a secretária de educação e o prefeito sobre os desafios do ano letivo.
Com informações da Secom/PMH

Show. Estamos na expectativa do início do ano letivo, vai ser o primeiro ano da minha filha na escola do município.
Esqueceu de destacar que vai ser a posse só dos urbanos e que os do campo foram deixados de lado mais uma vez.
Será que haverá mas convocação do concurso que fizeram em 2024 ?
se tiver, é uma, acredito
depois de quase 30 professores de educação física… difícil dizer