O governador Wilson Lima recebe 59 prefeitos e representantes dos municípios do interior, nesta quinta-feira, 6, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em que será firmada a repactuação da saúde nos municípios, por meio do Programa Saúde Amazonas Interior.
Na ocasião, os municípios assinarão um Termo de Compromisso de Gestão (TCG), por meio do qual o Estado vai ampliar a participação no financiamento da saúde no interior, direcionando recursos estaduais de forma direta (fundo a fundo) para as prefeituras. Com a destinação de recursos diretos, o Governo do Amazonas possibilitará maior autonomia administrativa e melhor planejamento das ações, levando em conta a realidade e as principais demandas de cada município.
O novo programa integra o Saúde Amazonas, lançado em 2020 pelo governador Wilson Lima. A repactuação é uma ação pioneira em que serão estabelecidas competências e responsabilidades entre os entes, observando fatores como capacidade instalada, número de leitos, população, entre outros indicadores.
HUMAITÁ
O prefeito de Humaitá, Dedei Lobo está em Manaus, e nesta quarta-feira, 5, participou do Encontro Nacional da Estratégia Saúde da Família Ribeirinha: no Caminho das Águas o SUS se fortalece na Assembleia Legislativa com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade. O prefeito permanece até sexta-feira, 7, em Manaus. “Estamos em busca do Fortalecimento da saúde para nossa população ribeirinha”, disse o prefeito através da Secom – Secretaria Municipal de Comunicação. A secretária Sara Riça participou da reunião de hoje com a Ministra da Saúde ao lado do prefeito de Humaitá. Ambos participam nesta quinta-feira, da reunião com o Governador Wilson Lima.
COMBATE A DENGUE
Na ocasião, o governador Wilson Lima também fará a entrega de mais de 35 mil testes rápidos e 82 nebulizadores. Os itens serão utilizados pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) para diagnósticos e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Com informações da Secom/AM
