Segundo as autoridades, por conta do problema nos voos, cerca de mil pessoas deixam de ir trabalhar na base de Urucu em Coari
O deputado federal Átila Lins (PSD) e o prefeito de Carauari, Airton Siqueira, estiveram nesta terça-feira, 25, no ministério de Portos e Aeroportos. Eles foram tratar especificamente das operações do aeroporto do município. Lins e Siqueira foram recebidos pela diretora da Secretaria de Aviação Civil (SAC) Luiza Deusdará.
A demanda é sobre a manutenção do transporte aéreo de funcionários da Petrobrás, moradores do município de Carauari. Todos eles trabalham na província petrolífera de Urucu, em Coari.
Segundo a avaliação do prefeito de Carauari, por conta do problema nos voos, cerca de mil trabalhadores deixam de ir trabalhar na província de Urucu.
Há cerca de 15 dias, o decano amazonense também esteve na Petrobrás tratando do mesmo tema. Na ocasião, o parlamentar teve a garantia da continuidade das operações.
Normas da Anac
No encontro desta terça-feira, na SAC, o prefeito de Carauari destacou a preocupação das famílias dos trabalhadores de Urucu. Por sua vez, Átila Lins pediu que os trabalhadores fixados no município não sejam prejudicados com a medida.
Isso por conta de novas normas impostas pela Agência Nacional de Avião (Anac). Assim sendo, o aeródromo de Carauari teria que passar por reformas para receber aeronaves da Petrobrás que transportam trabalhadores para Urucu.
Lins argumentou sobre a importância da manutenção dessas atividades, principalmente por ter uma logística mais barata para a empresa.
Já a diretora da SAC, Luiza Deusdará, e os assessores Daniel Longo, Marcio Maffili e Juliana Nunes se prontificaram a dar segurança necessária para que o aeroporto de Carauari continue em funcionamento. Assim como passe pelas reformas necessárias a fim de atender as normas técnicas vigentes.
Dessa forma, a diretora garantiu a instalação de um Papi – sistema de ajudas visuais à navegação aérea – que trará mais segurança às operações do aeródromo.
Inclusão no PAC
Por conseguinte, Deusdará fez uma observação: a de viabilizar, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a inclusão do aeródromo nas ações de investimento para que além do sistema de ajustes (Papi) ocorram outras benfeitorias, a exemplo da reforma da pista.
“Por fim, fiz um apelo sobre os prazos para que estes sejam alongados e com isso o município de Carauari possa atender as exigências de funcionamento. Tivemos, dessa forma, a compreensão da diretora da SAC, que prometeu ajudar nesse aumento de prazo”, declarou Átila Lins.
Fonte – Assessoria
