O presidente da Câmara de Vereadores de Humaitá, Manuel Domingos (PSB) visitou no final de semana várias comunidades ribeirinhas às margens do Rio Madeira. O presidente relatou na Tribuna da Câmara sua preocupação com a produção que deve ser comprometida, e destacou que já um Comitê de crise instaurado pelo executivo que realiza levantamentos em cada comunidade. “É necessária uma mão amiga não só da prefeitura municipal mas também do Governo do Estado e Federal”, disse Manuel Domingos.
“Comunidades do Buiuçu, Nossa Senhora Aparecida, São Miguel e Nazaré já possuem algumas partes inundadas. A parte baixa da Pupunha também já sofre com a enchente”, frisou o presidente da Câmara de Humaitá. A sobrevivência destas pessoas é um assunto que deve ser debatido, segundo Manuel Domingos. A economia fica prejudicada quando no inverno se perde a produção por força da natureza, e a mineração familiar no verão ainda é uma incógnita.
O parlamentar informou sobre a atuação da Secretaria de Estado da Mineração que vem atuando na criação de uma cooperativa do extrativismo mineral familiar em Humaitá. “Este processo é mais um passo em busca da legalização, ou autorização da atividade”, disse Manuel Domingos falando da criação do Comitê, levantamento sócio/econômico das pessoas que necessitam desta atividade já realizados. “A cooperativa será composta por membros que atuam no extrativismo”, apontou.
