O Programa Notícias da Amazônia, apresentado na FM 104.9 conversou nesta quinta-feira, 20, com o representante da OAB/Amazonas em Humaitá, Dr. André Lopes sobre o golpe do falso advogado. Um golpe antigo, e que vem crescendo de norte a sul. Em Humaitá não há um levantamento do número de casos, porém de acordo com o advogado dezenas de casos já foram registrados.
Como funciona esse golpe:
- Criminosos acessam o processo da pessoa na Justiça e coletam os dados;
- Em seguida, eles criam uma conta no WhatsApp com a foto e o nome do advogado da vítima;
- Depois, se passando pelo advogado, eles entram em contato com a vítima por mensagem e afirmam que ganharam a ação judicial;
- Para isso, eles falsificam documentos da Justiça para provar a veracidade da informação;
- No contato, eles alegam que é necessária fazer uma transferência bancária via pix para agilizar o recebimento da indenização;
- Após a transferência, os bandidos apagam todas as mensagens e bloqueiam o contato da vítima.
O Dr. André Lopes adiantou que o advogado não cobra nenhum valor prévio para liberação de indenização. “Alertamos que neste tipo de golpe os infratores alegam pressa para a transferência, e sempre utilizam um contato que não é familiar à pessoa na relação com o seu advogado”, diz Dr. André. “Ao receber uma ligação ou mensagem neste sentido é orientado que a pessoa converse com seu advogado pessoalmente, ou entre em contato através do número que foi disponibilizado pelo advogado, e não pelo que está recebendo a mensagem”, complementa o advogado.

“Os golpes estão cada vez mais profissionais, e estes infratores utilizam até a ‘Inteligência Artificial’, muitas vezes para ganhar a confiança e forçar a pessoa a acreditar que realmente está falando com o seu advogado”, afirmou Dr. André Lopes.
Por fim, o representante da OAB em Humaitá disse que alguns advogados na cidade tiveram suas redes sociais clonadas, e toda pessoa com ação na justiça precisa entender que o advogado não cobra nenhum valor prévio para liberação de indenização, e seus honorários são definidos na contratação do serviço. “Quem foi vitima deste tipo de golpe, ou vier a receber uma ligação ou mensagem semelhante acione a polícia. Procure a delegacia de Polícia.” Finalizou Dr. André Lopes.
