A Defesa Civil de Humaitá monitora diariamente o nível do Rio Madeira, atrás da régua da Marinha, localizada na Agência Fluvial de Humaitá. Nesta sexta-feira o nível do Rio atingiu 23,54m, subindo cinco centímetros na comparação com a medição de ontem, 27. A água já começa a invadir a Orla de Humaitá. Próximo ao Pedrinho do Lago, no espaço revitalizado pela prefeitura sinalizou alguns setores da calçada para evitar acidentes.

De acordo com o secretário Municipal de Assistência Social, Ariones Silva a sinalização é um alerta para as famílias. “No final de semana foram registradas algumas crianças brincando nesta área, e o perigo é real”, disse o Secretário.
A prefeitura de Humaitá e a Defesa Civil informaram na manhã de hoje, 28, que três famílias já estão alojadas no Ponto de Apoio, instalado na quadra da Olaria, no Bairro Nossa Senhora do Carmo.
BR 230
Apesar da interdição no trecho do km20 da BR 230, anunciada pelo DNIT, muitos motoristas estão arriscando a travessia. Vídeos mostram a dificuldade até para caminhões. O Km 7 da Transamazônica, sentido Matupi começou a ceder, e nas imagens é possível ver na lâmina d’água a diferença no terreno.
A carreta do vídeo foi guinchada no final da tarde desta quinta-feira, 27.
A balsa, segundo informações de populares continua funcionando normalmente, e quase sempre com carga máxima na travessia.
