Abril é considerado o mês azul, campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O dia 2 de abril, foi definido pela Organização das Nações Unidas, como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O objetivo é promover o conhecimento sobre o autismo e a conscientização sobre os direitos e necessidades das pessoas com o transtorno. Humaitá conta com a Associação Espaço do Autismo TEAmo.
A Associação surge em 2021, e após trabalhar numa sala emprestada na APAE, precisou crescer para atender a demanda que só cresce com laudos de TEA. Atualmente a Associação Espaço do Autismo TEAmo atende 122 crianças e adolescentes, e outras 87 estão numa fila de espera. A Associação depende de doações e parcerias para manter aluguel, água, energia e todos os atendimentos com diversos especialistas.
O sonho da sede própria, ajudou a Associação a crescer, se regularizar e tornar-se de fato e direito reconhecida na sociedade. “Foi a partir da necessidade de uma sede própria, ampla e capaz de atender a demanda humaitaense que nos regularizamos”, afirmou a coordenadora da Associação Neilda Oliveira. Atualmente a Associação já realizou um cadastro junto ao SPU – Secretaria de Patrimônio da União, e mantêm diálogos com o DNIT, superintendência do Amazonas.
Desde de 2023 a Associação busca a concessão de uso da quarta casa, na Vila do Dnit. O imóvel sofre com a ação do tempo, e está abandonado. A proposta de uso partiu o então chefe do DNIT em Humaitá, Roberto Magno. Roberto faleceu em 2024, e de lá pra cá, as negociações não avançaram. A SPU afirma que o imóvel não consta em seu sistema, e que as tratativas deveriam acontecer diretamente com o DNIT.
O ato público realizado nesta quinta-feira, 3, com a participação dos pais, parceiros e atendidos pela Associação Espaço do Autismo TEAmo quer mobilizar a classe política e empresarial para a causa. “Com a nova sede e ampliação de parcerias é possível atender a demanda humaitaense bem como ampliar as terapias”, disse Neilda.
Na reportagem é possível ver as condições do imóvel atualmente e entender mais este trabalho que é desenvolvido pela Associação Espaço do Autismo TEAmo.
Durante todo este mês de abril serão realizadas várias atividades externas para conscientizar a sociedade que mais informação é menos preconceito. Nesta sexta-feira, 4, pais e voluntários participam de um pit stop com a distribuição de panfletos explicativos.
