Decano da bancada do Amazonas e da Câmara dos Deputados participa da 150ª Assembleia Geral da União Interparlamentar no Uzbequistão
Começou no sábado, 5, em Tashkent, capital da Uzbequistão, na 150ª assembleia da União Interparlamentar (UIP). O evento internacional, com participação de 140 países e mais de 2 mil parlamentares, conta com a presença do deputado federal do Amazonas, Átila Lins (PSD). A assembleia-geral da UIP termina na próxima quarta-feira, 9.

O decano da bancada amazonense e da Câmara dos Deputados integra a delegação brasileira, de sete deputados federais, como vice-presidente. E conta com a representação dos mais diferentes estados da federação e de partidos políticos.
Dessa forma, a delegação brasileira é formada pelos deputados Cláudio Cajado, Atila Lins, José Rocha, Laura Carneiro, João Bacelar, Cleber Verde e Murilo Freire
O tema da conferência da UIP 2025 é: Ação parlamentar para o Desenvolvimento Social e Justiça.
Em seu discurso, como representante do Brasil, Átila Lins disse que desenvolvimento social, a redução das desigualdades e a construção de uma sociedade mais justa são metas presentes na Constituição de seu país.
“Enquanto os abismos sociais existirem, não podemos descansar. Jamais haverá justiça e paz num mundo em que o acesso a saúde, educação, moradia digna, água, alimentos, segurança e meio ambiente equilibrado não for amplo e irrestrito”, destacou o decano.
Portanto, discutir e elaborar leis que tratem desses temas, com atenção voltada para as especificidades de cada nação, é a iniciativa mais contundente que podemos promover como parlamentares.
Contudo, é também muito importante que as parcerias e o envolvimento coletivo em torno de medidas de fomento ao desenvolvimento social sejam formalizadas e avancem entre o parlamento mundial.
Objetivos da ONU
Ainda no discurso no Uzbequistão, Átila Lins lembrou que, no ano passado, o Brasil sediou a 10ª Cúpula de presidentes dos parlamentos do G20. E, nessa conferência, obteve-se consenso para ampliar o comprometimento com a agenda dos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“Erradicar a pobreza e envidar esforços para a proteção do meio ambiente são compromissos que devem ser assumidos simultaneamente, portanto, com a luta pela eliminação de todas as formas de discriminação, assédio e violência, com atenção especial para as mulheres e meninas em todos os âmbitos de suas vidas”, ressaltou o parlamentar.
Por fim, o decano amazonense disse que a valorização das instâncias de cooperação e intercâmbio, como a União Interparlamentar (IUP), merece todo apoio e respeito em todo o mundo.
Fonte – Assessoria
