Cinco vereadores do município de Humaitá desembarcaram em Manaus nesta semana para uma agenda de reuniões estratégicas na sede da Amazonas Energia e na ALEAM – Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. O objetivo principal é articular audiências públicas nos distritos de Auxiliadora e Lago do Uruapiara e avançar em pautas de expansão de energia e regularização legislativa.
O vereador Cristovo de Uruapiara, integrante da Comitiva manteve reuniões com o Diretor Técnico para o Interior da Amazonas Energia, Radyr Gomes de Oliveira. Em discussão a realização de audiências públicas que deverão ocorrer no Distrito de Auxiliadora e Lago do Uruapiara. “As datas das audiências devem ser definidas no dia 8 de maio com a visita do senhor Radyr, em Humaitá, para audiência pública sobre o linhão que vai ligar as usinas de Porto Velho à Humaitá”, disse Cristovo.

Durante o encontro, o vereador Cristovo de Uruapiara apresentou uma solicitação formal de implantação de uma subestação de 15 kVAs voltada às comunidades ribeirinhas do rio Ipixuna. O pedido será analisado pela Amazonas Energia. “Levar energia de qualidade é levar desenvolvimento. A subestação vai garantir suprimento estável para famílias e pequenos produtores que atualmente enfrentam quedas constantes”, explicou Cristovo.
Entrega e revisão de documentos na ALE-AM
Ainda em Manaus, os vereadores foram recebidos na Assembleia Legislativa para entregar e revisar documentos essenciais à gestão municipal:
Lei Orgânica do Município de Humaitá: proposta de emendas que visam a modernização dos dispositivos sobre controle social e transparência.
Regimento Interno da Câmara: que apresenta atribuições, normas e funcionamento do Parlamento Municipal.
A bancada reforçou a importância de alinhar as normas municipais às exigências estaduais e federais, garantindo segurança jurídica e aderência às boas práticas administrativas.
Estão em Manaus o presidente da Câmara, Manuel Domingos, Cristovo de Uruapiara, Ray Santos, João Aragão e Jeder Siqueira.
