A Prefeitura de Humaitá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta segunda-feira, 19, à Semana da Enfermagem, com o tema “Saúde Mental e Bem-Estar do Profissional de Enfermagem e Ética Profissional”. A abertura do evento aconteceu no auditório da UFAM – Universidade Federal do Amazonas e reuniu autoridades, profissionais da saúde e membros da comunidade.
A programação, que se estende até sexta-feira, 23, inclui palestras, minicursos e debates com especialistas da área, contando com a presença de representantes do COREM-AM – Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas.
Durante a cerimônia, a Secretária Municipal de Saúde, enfermeira Sara Riça, destacou a importância dos profissionais da enfermagem na rede de atendimento do município. “São profissionais que estão na linha de frente, seja no hospital, nas UBS’s, nas remoções do interior para a cidade. Eles fazem a diferença na saúde de Humaitá”, afirmou.
O prefeito Dedei Lobo também participou da abertura e ressaltou os avanços na saúde do município. Segundo ele, “há alguns anos, Humaitá contava com pouco mais de seis enfermeiros, e hoje são cerca de 70 atuando na cidade”. O prefeito também pontuou que, ao longo de seus mandatos, a área da saúde evoluiu significativamente.
“Só na atenção básica temos mais de 20 médicos; contamos com diversos especialistas e recentemente inauguramos 10 leitos de UTI, o que representa um marco histórico para o município”, concluiu.
De acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria de Comunicação Social da prefeitura de Humaitá, a Semana da Enfermagem terá palestras no período da tarde, a partir das 14hs no auditório da Escola Estadual Álvaro Maia. As palestras acontecem hoje, 20, na quarta e quinta-feira. Na sexta-feira, 23, um jantar encerra a semana.
A Semana da Enfermagem é uma oportunidade de valorização e capacitação dos profissionais que cuidam da população, reforçando a importância da saúde mental e da ética no exercício da enfermagem.
Com informações da Secom/Humaitá
