Aconteceu na noite desta quinta-feira, 29, a abertura da sexta edição do JICETAM – Jogos Internos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas em Humaitá. As competições estão paralisadas havia seis anos. Segundo o Diretor Acadêmico do CETAM/Humaitá Luiz Vanderlei Nascimento ‘Souzinha’ o principal objetivo dos jogos é promover a interação entre os cursos. “Esporte e educação devem caminhar juntos. Isso promove a interação e a amizade”, relatou Souzinha.
A solenidade de abertura contou com o desfile dos cursos participantes, acendimento da Pira Olímpica e a presenta de autoridades na quadra da Escola GM 3. O vereador Dr. Jorge André (PSC) representou o parlamento e o executivo municipal. “É preciso destacar a importância do esporte na promoção da interação e no fortalecimento da educação. O Governo municipal tem incentivado isso, e por isso é parceiro do CETAM na realização dos jogos”, disse Jorge André. Coube ao parlamentar declarar aberto os VI Jogos Internos do CETAM.
“Depois de tanto tempo sem ter os jogos internos, vamos reiniciar com duas modalidades: futsal e voleibol. Para 2024 vamos analisar como ampliar para outras modalidades”, acrescentou Souzinha. O Diretor Acadêmico falou da importância das parcerias para realização do JICETAM. “Os jogos estão acontecendo porque nós temos uma parceria direta com a prefeitura municipal. O prefeito Dedei Lobo é um dos maiores colaboradores ao lado dos vereadores Ley Siqueira e Dr. Jorge André. Quero agradecer ainda a Seduc e a UFAM”, relatou Souzinha.
CETAM em Humaitá
O CETAM tem matriculados nos cursos técnicos 350 alunos, e recentemente o Centro iniciou o Fundo de Qualificação Profissional promovendo o ingresso de mais de 650 alunos. O CETAM Humaitá expandiu e também atende na balsa escola Osmarina Melo de Oliveira. Souzinha informou que estão sendo ofertados cursos no Distrito de Realidade na Escola Manuel de Oliveira Santos. Além dos parceiros como Associação, Clube de Mães, Casa da Juventude e Costura Artes.