O deputado federal Átila Lins (PSD) se reuniu esta semana com o Ministro da Justiça Flávio Dino. A audiência foi no Ministério e contou com as participações dos prefeitos David Bemerguy e Saul Bemerguy, de Benjamin Constant e Tabatinga, respectivamente. Os chefes de executivos relatam que a Calha do Alto Solimões vem sofrendo com a insegurança e o aumento da violência na região.
David Bemerguy é presidente do G9 – Grupo formado pelos municípios da Calha: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins além de Jutaí e Fonte Boa. O deputado Átila Lins e o prefeito David entregaram uma carta com a síntese dos principais acontecimento na região. O presidente do G-9 disse que é preciso discutir a crescente onda de violência. O prefeito Saul, de Tabatinga também entregou um documento com dados atualizados do município.
Os prefeitos ainda relataram a situação de insalubridade na tríplice fronteira. “Não há controle na região. Isso tem prejudicado os municípios e sobrecarregado as prefeituras”, disse Saul.
“A carta entregue pelos prefeitos apresenta uma série de possíveis soluções para melhorar a segurança em toda a região. Os tópicos garantem ações nas cidades, na zona rural e também em áreas indígenas”, afirmou o Deputado Atíla Lins. O deputado ainda confirmou uma reunião com representantes do Ministério da Justiça, governo do estado e prefeitos da Calha do Alto Solimões para 18 de agosto em Manaus.
“Soluções serão traçadas”, garantiu o Ministro Flávio Dino. “A reunião técnica em Manaus no próximo mês é justamente para definir o que caberá a cada ente, e não se descarta a utilização da Força Nacional e doações de equipamentos para combater a criminalidade e apoiar a juventude e as famílias contra o tráfico de drogas”, disse Átila Lins.