O prefeito de Ji-Paraná Isaú Fonseca (MDB), foi afastado pela Justiça de suas funções juntamente com outros três servidores. As investigações apontam para uma Organização Criminosa que praticava fraudes em licitações. As licitações em questão estão relacionadas a aquisição de luminárias de led. A Operação Horizonte de Eventos afirma que houve um prejuízo aos cofres públicos de Ji-Paraná superior a R$ 17 mi (Dezessete milhões de reais).
Isaú Fonseca usou sua conta no instagram para divulgar um vídeo gravado onde afirma que a licitação para aquisição das lâmpadas de Led, foram realizadas pelo CIMCERO – Consórcio Intermunicipal de Municípios. O vídeo com duração de 2 minutos, fez menção a ação policial nos primeiros 40 segundos, e na sequência Isaú falou do momento de crescimento que cidade atravessa e que acredita na justiça.
O prefeito de Ji-Paraná está afastado por 120 dias, e busca na justiça uma liminar para retornar ao cargo. Enquanto isso o vice-prefeito Joaquim Teixeira não perdeu tempo. Uma cerimônia rápida, em sessão solene na Câmara de Vereadores tomou posse da prefeitura do segundo maior município do estado de Rondônia.
Operação
Foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão, na quinta-feira, 13, em cidades de Rondônia, Acre e Goiás. De acordo com a polícia, localidades estratégicas relacionadas com o esquema criminoso. A operação foi coordenada pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2) e contou com parcerias da Polícia Federal, Polícias Civil de Goiás e Acre e Gaeco do Ministério Público.
O PRESIDENTE da Câmara Municipal filho do prefeito não compareceu a posse do vice Joaquim Teixeira.o segundo vice Marcelo Lemos deu posse ao mesmo tempo.