A CMM empresa contratada do DNIT iniciou na semana passada as obras de manutenção da BR 230 entre a ponte do Ipixuna e o Trevo da BR 319. A equipe de trabalho está eliminando os trechos mais comprometidos pelo período chuvoso. As máquinas trabalham com patrolamento e compactação. A lâmina da patrol nivela a estrada deixando abauladas, com curvas nas laterais, para o escoamento da água.
O trecho de 10km está recebendo uma camada de brita e sendo compactado. O trabalho é fruto de várias cobranças. O prefeito de Lábrea já havia cobrado o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes para manutenção da estrada. O trecho entre a Ponte do Ipixuna e o trevo da BR 319 também foi motivo de ofício encaminhado pelo vereador Ley Siqueira (PL), junto a Câmara de Vereadores.
“Acredito que o trabalho iniciado na última semana é fruto de várias cobranças”, diz o vereador. Ley Siqueira visitou as obras no sábado, 22, e avaliou como um trabalho muito bom. “A manutenção acontece do entroncamento, na rotatória que vai para Manaus, até a Ponte do Ipixuna. O trabalho tem utilizado material novo e inclusive brita”, disse o vereador.
Informações extraoficiais dão conta que a manutenção da BR 230 estava concluída até Lábrea, faltando apenas o trecho iniciado na semana passada. O Trabalho realizado pela CMM é chamado solo/cimento. O primeiro passo é trabalhar com a grade, depois o nivelamento e na sequência mistura brita com cimento e barro, espalhando e compactando com o rolo.
OFÍCIO
No ofício encaminhado pelo vereador Ley Siqueira em 17 de maio de 2023 ao Chefe da Unidade local do Dnit em Humaitá, Roberto Magno o parlamentar destaca a importância da manutenção. “Os 10 km ligam Humaitá ao Ipixuna com potencial econômico reconhecido pela produção e pelo turismo. A trafegabilidade é fundamental para garantir o transporte da produção e a viabilidade econômica dos produtores”, afirma o ofício.