Aconteceu neste final de semana a celebração da tradicional festa M’botawa dos povos indígenas Tenharim. Pelo sexto ano consecutivo o vereador Dr. Valdeir Malta participou do evento que reúne os povos originários para fortalecer laços sociais e culturais do povo Tenharim. “Eu fico encantado com estas coisas, e gosto de conhecer a minha região para poder apresentar as belezas de Humaitá”, disse o vereador.
O parlamentar visitou e participou da festa nos dias 30 e 31 de julho. “Esta festa é anual, onde os indígenas e convidados têm a oportunidade de dançar, celebrar casamento cultural, além dos comes e bebes, tudo acompanhado a tradução indígena. Foi uma maravilha”, ressaltou o parlamentar.
O Mboatawa ocorre no início do “verão” amazônico entre os meses de junho e agosto, período que corresponde ao final das chuvas e começo da estiagem. A festa congrega todas as aldeias Tenharim, diferentes grupos locais e povos vizinhos, além de contar com a presença de convidados não-indígenas, como autoridades governamentais, antropólogos, Exército e servidores da CR Madeira.
A cada ano a festa se passa em uma aldeia diferente. Há, portanto, um rodízio entre as aldeias promotoras sendo que as outras atuam como convidadas. No entanto a preparação da celebração inicia-se cerca de um ano antes e envolve uma ampla mobilização coletiva liderada pelo dono da festa.
Veja o que diz o vereador Dr. Valdeir Malta ao site Notícias da Amazônia.