“A gente está realizando uma visita. É um processo de escuta que estamos fazendo em todas as regiões do Brasil”, disse a Ministra Sônia Guajajara em visita nesta segunda-feira, 14, ao sul do Amazonas. Em Humaitá a comitiva composta por representantes do Ministério dos Esportes, Direitos Humanos, Secretaria Especial de Saúde Indígena e ICMbio, desembarcou em Humaitá e foi até a aldeia Tenharin, na BR 230 em Manicoré. O prefeito Dedei Lobo e autoridades de Humaitá, recepcionaram a comitiva e participaram do encontro.
Sônia Guajajara participou de reuniu com representantes de 18 povos indígenas de Rondônia e Amazonas na Aldeia Tenharin. “Conhecemos as demandas reprimidas e históricas que indicam a proteção territorial, combate a violência e subsídios econômicos”, disse a Ministra.
O prefeito Dedei Lobo falou da importância da presença da Ministra em Humaitá, e destacou que o município foi o segundo a implantar uma Secretaria Municipal dos Povos Indígenas. “Implantamos esta pasta em 2011 e mantemos em atividade por entender da importância de produzir políticas públicas. Hoje somos referência no Brasil”, disse Dedei.
A Ministra e o prefeito destacaram ainda a importância desta pasta para aproximar governos municipais, estaduais e federal. “Inclusive estamos com uma articulação para se criar secretarias municipais dos povos indígenas em todos os municípios que tem territórios e povos indígenas. Assim como foi ampliado a quantidade de secretarias estaduais do setor”, disse Guajajara. Atualmente 15 estados possuem estas secretarias.
A Ministra e comitiva participaram de um jantar oferecido pelo prefeito Dedei Lobo. Sônia Guajara conversou com exclusividade com o site Notícias da Amazônia e a gestão em TI’s. “Foi relançado a Gestão Ambiental e Territorial das Terras Indígenas. Foi instalado um comitê gestor e agora é hora de articular para buscar implementar”, afirmou a Ministra.
As duas reportagens abaixo destacam as falas da Ministra Sônia Guajajara e do prefeito de Humaitá, Dedei Lobo. Assista